Heróis e Princesas de verdade – Registrando o Enfrentamento ao Câncer Infantil

Qual criança não desejaria ser herói ou princesa por um dia? Mas existem crianças que, talvez sem saber, desempenham esse papel diariamente. Sexta-feira passada eu tive a honra de conhecer um pouco da vida de algumas delas e de me encantar com a força, a alegria, a delicadeza, o exemplo de vida que elas nos dão. No dia 23 de novembro, quando se comemora o Dia do Enfrentamento ao Câncer Infantil, nosso estúdio foi convidado para fotografar o Projeto “Nós do Amor“. Vestidos de super-heróis e princesas, com perucas de lã, pacientes do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC) participaram de um evento na casa de recepções Donna Festa, no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife. Que dia especial!  Uma linda missão eternizar esse momento mágico. Crianças incríveis, que estão precisando lidar com um tratamento difícil e agressivo, estavam ali vivendo uma tarde de encantamento. Uma ação que, com certeza, ajudou aqueles pequenos a reunir mais forças que já têm para continuar a linda batalha que estão travando todos os dias por um final feliz.

Depois de serem recebidos pela Bela e pelo Superman, os meninos e meninas foram para os camarins, para passarem pela transformação. Cada um ganhou a fantasia do personagem que escolheu, produzida especialmente para a data por artesãos de Camaragibe. Já fantasiados, foi a vez do cabelo e da maquiagem, tudo de forma muito leve e lúdica. Em seguida, houve o desfile e as fotos com os padrinhos, que ajudaram a promover o evento. E depois, só diversão: uma peça infantil e os shows de Cristina Amaral e Gustavo Travassos realizados no espaço, que recebeu decoração temática e buffet com alimentação supervisionada e adequada ao tratamento.

Meu agradecimento a Fany Rubin e Veronica Azevedo por este dia incrível. Um orgulho muito grande para nosso estúdio ter sido lembrado para participar deste projeto que não só apoia essas crianças, mas também tem a importante missão de alertar a população para a necessidade da prevenção e de detectar os sinais precoces (e muitas vezes silenciosos) do câncer infantil. Isso porque se a doença é descoberta no estágio inicial, as chances de cura são de aproximadamente 80%.

Envolvida com o tema, resolvi pesquisar mais e compartilhar o que aprendi aqui com vocês, para que a gente possa aumentar essa corrente de informação e com ela as chances de cura das crianças. O diagnóstico pode ser feito ainda antes dos primeiros sintomas, numa consulta de rotina e, nesses casos, a chance de recuperar é ainda maior. Por isso a importância de manter as consultas de rotina no pediatra para avaliar o desenvolvimento e a saúde da criança.

Os sintomas do câncer infantil podem variar de acordo com o local onde a doença começa a se manifestar e do grau da invasão dos órgãos afetados. Um dos sintomas que leva os pais a suspeitarem que a criança está doente é o emagrecimento sem causa aparente, quando a criança se alimenta bem, mas continua emagrecendo. Outros sinais são: febre baixa sem causa aparente que dura mais de 8 dias; hematomas e sangramentos pelo nariz ou gengivas; dor pelo corpo ou nos ossos que leva a criança a se recusar a brincar, que a faz ficar deitada grande parte do tempo, ficando irritada ou com dificuldade para dormir; ínguas geralmente maiores que 3 cm, duras, de crescimento lento, indolores e não justificadas pela presença de infecção; vômito e dor de cabeça por mais de duas semanas, principalmente pela manhã, acompanhados de algum sinal neurológico como alteração da marcha ou da visão, ou ainda, aumento da cabeça de forma anormal; aumento do abdômen acompanhados ou não de dor abdominal, vômitos e prisão de ventre ou diarreia; aumento do volume dos dois olhos ou de um só; sinais de puberdade precoce, como aparecimento de pelos pubianos ou aumento dos órgãos genitais antes da puberdade; aumento da cabeça, quando a fontanela (moleira) ainda não estiver fechada, especialmente em bebês com menos de 18 meses e sangue na urina.

O diagnóstico do câncer infantil pode ser feito pelo pediatra baseado nos sintomas e para confirmar a suspeita devem ser feitos exames, como: hemogramas para analisar os valores PCR, leucócitos, marcadores tumorais, TGO, TGP, hemoglobina; tomografia computadorizada ou ultrassom, exame de imagem onde se presença ou grau de desenvolvo do câncer e de metástases e biopsia, que colhe um pouco de tecido do órgão onde há a suspeita para ser analisado. Essa bateria de exames serve para determinar o tratamento mais indicado, que pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia. Quanto mais rápido começar, mais chances nossos heróis e princesas terão para ficarem livres desse vilão para sempre.

E, antes, durante e depois, muito amor e atenção sempre! Este é o pozinho mágico que cura, acalenta, que salva o mundo como nos contos de fada e nas histórias em quadrinhos. Que nossas crianças tenham saúde e sejam felizes para sempre!

Um abraço,

Andréa Leal.

 

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts