A força da mulher

“Dizem que a mulher é sexo frágil, mas que mentira absurda. Eu que faço parte da rotina de (muitas delas), sei que a força está com elas”.  No mês das mulheres, peço uma licença poética aqui no blog para alterar a letra dessa canção e falar de como eu vejo essa mulher pelas minhas lentes não só no Dia Internacional da Mulher, mas todos os dias do ano e, principalmente, nos dias mais lindos e ao mesmo tempo desafiadores de suas vidas. No ano em que a música “Mulher”, de Erasmo Carlos, foi gerada, eu estava nascendo.  Em 1981, num Brasil muito mais machista que infelizmente ainda é hoje, essas palavras foram uma revelação, um reconhecimento à força, à importância da mulher. Será que minha mãe ouvia muito no rádio? Acho que sim, porque foi um grande sucesso naquela época. rs

O fato é que, passados 37 anos, eu cresci, de menina, me tornei mulher, passei por todas as transformações que todas nós passamos, tive dois filhos, pari, amamentei e todo esse crescimento pessoal, como mulher e como mãe me fizeram ainda mais forte para enfrentar e conseguir o crescimento profissional. E foi como fotógrafa que eu me deparei com muito do que essa canção diz.  Me sinto uma privilegiada em poder acompanhar de perto, registrar cada passo, cada emoção dessa força feminina.

Em nenhum outro momento da minha vida vi algo que demonstre maior força humana que o momento do parto natural. É um poder não só físico, mas também emocional, espiritual, ancestral que a mulher carrega dentro de si e muitas vezes nem sabe disso. Mas naquela hora, tudo vem à tona e ela se revela ao mesmo tempo em que dá à luz seu filho. É humano e divino ao mesmo tempo. Realmente, um momento único da criação.

Pra mim, se existe alguma prova incontestável da força da mulher é esta. E tenho um orgulho enorme em fazer parte disso, em documentar, por tantas e tantas vezes, essa prova viva e eternizá-la para que aquela mulher e todas as outras mulheres saibam, tenham absoluta certeza e nunca esqueçam de que são capazes, para que elas conheçam a força que têm para encarar e superar não só um parto, se assim desejarem, se quiserem ser mães e se quiserem optar por este método, mas que elas saibam que têm força e poder para conquistar absolutamente tudo que quiserem na vida.

Um abraço,

Andréa Leal.

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts