A mãe recém-nascida

Gente, maio não tem jeito.  A gente fica mesmo monotemática. E hoje, aqui no blog, eu gostaria de falar de um presente lindo que ganhamos no domingo passado Dia das Mães. Uma matéria super especial da jornalista e mãe Cinthya Leite, do caderno e blog Casa Saudável, do Jornal do Commercio. Com toda sua experiência na maternidade e no jornalismo ligado à saúde, ela mostrou esta fase sublime e cheia de descobertas que é o nascimento da mãe. E eu tive a honra de ser lembrada pelo trabalho de fotografia newborn e também com uma foto recente que fiz do lindo Benjamin e da sua mamãe, a querida cliente Larisa Krenmayr, personagem da matéria.

Sempre digo que quando nasce um bebê, nasce junto uma mãe. Como fotógrafa de família, para desenvolver o estilo de fotografia newborn me capacitei para entender esses dois recém-nascidos: mãe e filho, ou filha. Para os cuidados com a mamãe recém-nascida, fazê-la sentir que seu filho(a) está em segurança é o mais importante. Mas, para saber como atuar da melhor maneira possível também com esta mãe que está passando a fase do puerpério, com toda a questão emocional e hormonal envolvida, procuro sempre estar atualizada, participando de capacitações como, recentemente, o Simpósio Internacional de Assistência ao Parto, que aconteceu em abril aqui no Recife e também tendo me formado doula para auxiliar ainda nos registros fotográficos dos partos. É também uma questão de empatia e sororidade. Como mãe, mulher, posso sentir o que esta mãe sente e estar ao lado dela da melhor maneira possível nessa fase de descobertas ainda muito cercada por inseguranças e que precisa de todo o apoio possível de todos que a cercam.

Para se caracterizar como fotografia newborn, as fotos precisam ser tiradas entre o 5º e 15º dia de vida do bebê e isso exige além de formação na área, uma capacitação especial. É preciso estudar, por exemplo, a fisiologia do bebê, as fases do sono, como ele se comporta em cada etapa do desenvolvimento durante os primeiros dias de vida. Nunca se deve deixar o bebê sozinho. Os ensaios são feitos na presença de uma assistente que, mesmo nas poses mais simples, está o tempo todo ao lado do bebê para acalmá-lo e garantir a sua segurança. Principalmente em fotos específicas em que ele aparece com a cabeça apoiada sobre as mãos ou está na vertical, quando é realizada uma montagem de duas ou mais imagens e uma outra pessoa sustenta o bebê cuidadosamente, de formas diferentes. O fotógrafo de recém-nascido entende e respeita a criança e seu tempo. A experiência garante ainda que o ensaio não demore mais tempo que o necessário e não afete a rotina do bebê, que tem sua horinha de mamar, dormir, ser trocado. É preciso levar em conta diversos aspectos como a luminosidade, temperatura do estúdio, a higiene dos equipamentos, os locais onde a criança será colocada. Um investimento alto e cuidadoso para proporcionar um ambiente propício para o conforto da criança e da família, em cada detalhe. Com um olhar atento de mãe e ajuda da tecnologia, a segurança e o bem-estar estão garantidos. Equipamentos reproduzem os sons que o feto ouvia dentro do útero, fazendo com que ele se sinta totalmente à vontade. A certeza de um momento feliz e sem riscos. Os recém-nascidos possuem um sistema imunológico frágil e por isso estão mais sujeitos a infecções, por exemplo. O fotógrafo deve sempre manter as mãos higienizadas com álcool antes e durante a sessão. O profissional jamais poderá realizar o ensaio caso esteja com alguma doença que possa ser transmitida ao bebê. É importante certificar-se de que todos os objetos utilizados na sessão estejam devidamente higienizados. O local das fotos deve ser limpo com álcool 70% e, para evitar alergias e irritações, mantas e acessórios devem ser lavados com sabão neutro ou indicado para recém-nascidos antes de cada sessão, mesmo que não estejam aparentemente sujos. Para finalizar a limpeza sem o toque das mãos, adquirimos um robô que vasculha todo o estúdio e aspira as últimas impurezas encontradas. O material também deve ser embalado adequadamente até o próximo ensaio para evitar o acúmulo de poeira, germes e até bactérias. O uso de tapetes, coroas, cestos e outros acessórios para compor as fotos deve sempre levar em consideração o conforto do bebê. O ambiente em que as fotos serão tomadas deve estar climatizado. Parecem detalhes, mas na verdade são cuidados extremamente importantes que defendemos simplesmente porque o bem-estar da criança estará sempre em primeiro lugar. Esta preocupação é um gesto de profissionalismo e de amor.

Pra todas as mães, a segurança, o conforto e a felicidade do seu filho estão em primeiro lugar. E este é o melhor presente que todas querem receber.

Um abraço,

Andréa Leal.

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts