A Paixão pelo Frevo, a Essência da Cultura Popular de Pernambuco

Sou uma fotógrafa apaixonada pelo Frevo e sua rica história e cultura. Como mulher, tenho muito orgulho de ser pernambucana (de coração, mas sou) e ver a minha cidade, Recife, como um dos principais berços desse ritmo alegre e animado.

O Frevo nasceu no final do século XIX como uma mistura de diversas influências, incluindo o canto de trabalho dos escravos, a marchinha europeia e o maxixe brasileiro. Desde então, evoluiu para se tornar um dos principais símbolos da cultura popular de Pernambuco e um dos ritmos mais conhecidos e apreciados do Brasil.

Como fotógrafa, tenho a oportunidade de capturar a essência do Frevo em suas apresentações, desfiles e festivais. Minhas experiências com o frevo são também como passista, durante anos me apresentei diversas vezes em palcos representando a nossa cultura, e também como foliã em vários carnavais…então sou daquelas pessoas q sente o frevo ferver no corpo. 

É uma alegria ver os dançarinos envolvidos na música, com seus guarda-chuvas coloridos e movimentos enérgicos. Existem vários grupos de frevo em Pernambuco, muitos se apresentam em eventos no Paço do Frevo, local destinado a pesquisa, preservação e  difusão do ritmo, fica no centro de Recife e é uma delícia de local, vale demais a visita. 

Além da dança, a música também é fundamental para o Frevo. Canções como “Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua”, “Vassourinhas” e “Cabeludo” são algumas das mais populares e identificadas com o ritmo.

Mas o Frevo vai além das apresentações e festivais. Ele está profundamente ligado à cidade de Recife e ao estado de Pernambuco, sendo um importante elemento da nossa cultura e identidade. Todos os anos, a cidade se transforma durante o Carnaval, com desfiles e apresentações de Frevo enchendo as ruas de alegria e música.

Em resumo, o Frevo é mais do que apenas uma dança ou música para mim. É uma paixão, uma parte importante da minha vida e da minha identidade como pernambucana.

Ah, e se você não sabe, dia 9 de fevereiro é dia do frevo visse! Bora frevar?!

Um abraço,

Andréa Leal.

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts