Consciência negra: por um olhar sem preconceitos

“Até que a cor da pele de um homem não tenha maior significado que a cor dos seus olhos haverá a guerra”. O trecho da música “War”, de Bob Marley, inspirada no discurso de Haile Selassie, também me inspira a falar com vocês hoje aqui no blog.

Na semana passada celebramos o Dia da Consciência Negra e é um absurdo que atualmente as pessoas no mundo ainda sofram com o preconceito racial. Mas esse problema existe, é grave e é preciso falar sobre isso em todos os lugares. É preciso lutar contra essa desigualdade em qualquer espaço.

Acredito que a fotografia também pode ser uma ferramenta para essa transformação. Acho que quando a música fala da cor dos olhos das pessoas, se refere ao olhar que cada um tem sobre as outras pessoas, como enxerga o mundo, a realidade à sua volta.  E, como é lindo ver com as minhas lentes pessoas e especialmente crianças lutando contra essa discriminação. Sendo lindas, livres, com orgulho e consciência de sua negritude, de seu valor, sua importância, seu poder.

Este é o olhar que o mundo precisa ter. De que todos somos diferentes, únicos, mas ao mesmo tempo iguais em nossos direitos. Que assim seja. E que todo olhar que recrimina, segreda, desrespeita, seja tocado e modificado por um mundo de união e paz.

Um abraço,

Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts