Dia das Crianças Sem Racismo: um presente à humanidade

Hoje pra mim é dia de festa e de muita realização. Há quatro anos, todo mês de outubro, colocamos em prática o projeto Toda Criança é Especial. Uma forma de retribuir às crianças todo o amor, inspiração, incentivo, ensinamentos que me dão na minha vida pessoal e profissional. Sempre com o objetivo de mostrar que toda criança é única e está aqui para ser cuidada, respeitada e ser feliz. Uma proposta de retratar histórias reais que possam levar a sociedade a refletir sobre suas atitudes e pensamentos em prol de uma infância digna e segura.

Este ano, resolvemos atender ao chamado nacional feito pelo Unicef e definir como norte da ação o combate ao racismo. Com o tema “Por uma infância sem racismo”, a iniciativa realizada pelo Instituto Luz Natural, engajou-se ao trabalho do Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, ONG que atua há 32 anos na comunidade de Chão de Estrelas, no Recife, com atendimento socioeducativo e resgate da cultura popular e negra.

O grupo, que promove oficinas de danças afro e popular, artes plásticas, percussão, canto, hip hop, leitura e cidadania, reuniu 12 crianças negras protagonistas de suas histórias de luta contra o preconceito, por oportunidades, resgate da autoestima e valorização de suas raízes culturais. Além das fotografias durante as atividades promovidas pela ONG, cada uma delas ou seus pais, de acordo com a idade, puderam contar um pouco sobre sua experiência de vida.

Uma forma, também, de homenagear o menino Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, ao lançar luz sobre os rumos que a discriminação racial tem tomado na vida de nossas crianças. Miguel morreu no dia 02 de junho de 2020 após cair do 9º andar de um prédio de luxo no Centro do Recife. A criança estava sob os cuidados da patroa de sua mãe, trabalhadora doméstica que havia levado o cachorro dos donos da casa para passear.

Como forma de respeitar o isolamento social e, ao mesmo tempo, fazer ecoar ainda mais forte nosso grito contra o preconceito, as fotografias e frases das 12 crianças estarão espalhadas por todos os ônibus que compõem atualmente a frota em circulação do Grande Recife Consórcio de Transportes. A exposição fotográfica itinerante estará “em cartaz” de 16 a 31 de outubro.

Conto com a visita e apoio de vocês para construirmos juntos uma infância sem racismo. Este é, sem dúvida, um grande presente que daremos não só a nossas crianças, mas a toda humanidade.

Um abraço,

Andréa Leal.

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts