Encantamento: como fazer o bebê dormir

O sono do bebê, principalmente do recém-nascido, é uma das grandes questões para mamães e papais, mais ainda para os de primeira viagem. Muitas vezes, as famílias me perguntam como fazemos para acalmar os bebês durante as sessões de fotografia newborn, a ponto de fazê-los dormir aquele soninho de anjo lindo que clicamos com todo o amor do mundo. Depois de tantas consultas, resolvi compartilhar algumas dicas com vocês aqui no nosso blog.
 
O encantamento de bebês na verdade, é uma técnica conhecida como a técnica dos cinco Ss desenvolvida pelo pediatra norte-americano Harvey Karp. Os cinco passos que conseguem acalmar o choro dos recém-nascidos foram divulgados no livro “O Bebê Mais Feliz do Mundo”, um best-seller que o tornou um dos pediatras mais famosos e médico escolhido por astros como Madonna, Michelle Pfeiffer e Pierce Brosnan para cuidar de seus filhos.
 
Em resumo, para se acalmarem, os recém-nascidos precisam ser embalados (não sacudidos), precisam de colo, carinho, contato com a pele, às vezes o peito da mãe, de ouvir seus batimentos cardíacos, escutar um som que reproduza o barulhinho bom que ouviam quando estavam dentro do útero. Enfim, sentirem-se seguros, como se estivessem protegidos ainda dentro da barriga da mamãe. Quando conseguimos nos colocar no lugar do bebê, tentar pensar como ele, fica mais fácil entender. Ele saiu de um lugar tranquilo, aconchegante, escurinho, aquecido, mais silencioso, para um mundo barulhento, mais frio, cheio de novidades que muitas vezes o assusta e o deixa inseguro.  
 
Então, pra mim, é mais um prazer dar todo esse amor, esse aconchego para cada um dos recém-nascidos que recebo no nosso estúdio, especialmente equipado nos mínimos detalhes para acolher modelos tão especiais e delicados: com higiene total, luminosidade e temperatura testados. No nosso primeiro contato, acontece uma conversa entre nós dois, no colo, olhos nos olhos, sem palavras: “eu te entendo e estou aqui pra te receber com todo carinho e te deixar tranquilo, seguro e feliz como se estivesse guardadinho dentro da mamãe”.
 
Só então, vamos para o passo a passo ensinado pelo dr. Harvey, que eu também compartilho com vocês:
 
1  – Swaddle = envolver – Primeiro enrolamos o bebê como as vovós faziam antigamente, bem apertadinho, com os bracinhos em paralelo ao corpo, limitando seus movimentos, mas sem machucar. Nossas avós usavam um paninho que chamavam de cueiro. Hoje tem até no mercado uma espécie de mantas específica para isso, também chamada swaddle, que praticamente veste o bebê.
 
2 – Side – Em seguida, deitamos  o bebê de lado, sobre nossa mão.
 
3 – Shush = chiado – Fazer barulho de chiado. Pode ser com a própria voz, com um secador de cabelos, aplicativos de celular. Aqui no estúdio, encontramos na tecnologia um forte aliado também nesse aspecto. Utilizamos dois equipamentos importados que reproduzem os sons que o feto ouvia dentro do útero.
 
4 – Swing – Balançar de forma rítmica, caminhando, dançando com o bebê nos braços. 
 
5 – Suck = sugar – Nesse passo, a oralidade acalma. Bebês que chupam dedo ou chupeta tendem a se acalmar mais facilmente quando estão fazendo esse movimento de sucção que adoram. 
 
Enfim, com um olhar atento de mãe, a orientação de um super especialista e uma mãozinha da tecnologia, a segurança e o bem-estar estão garantidos. Tudo para que nosso bebê se sinta totalmente à vontade e pra gente ter a certeza absoluta, sem a menor sombra de dúvidas, de que estamos proporcionando para o recém-nascido um momento feliz e sem riscos. Espero ter ajudado todos vocês que, como eu, também adoram encantar bebês, mas que na verdade somos encantados por eles.
 
Um abraço,
Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts