Foco solidário: miniensaio reverte verba para gestantes com trombofilia

Fotografar gestantes, eternizar por meio da minha fotografia esse momento de plenitude, de vida, de felicidade e amor transbordantes é uma das coisas que mais amo fazer. Mas nem sempre a gestação é feita de momentos suaves e tranquilos e não podemos fechar os olhos pra isso. É dever de todos nós (e eu me sinto parte disso) enxergar as dificuldades que as pessoas atravessam e tentar ajudar da maneira que nos cabe. Na semana passada, uma informação repassada pelo amigo e obstetra, Dr Thiago Saraiva nos deixou preocupados. Gestantes que sofrem de trombofilia e são atendidas pelo Sistema Único de Saúde estão enfrentando um problema grave em Pernambuco. A doença aumenta a coagulação do sangue, podendo causar a trombose na grávida e na placenta, fazendo com que o bebê não se desenvolva ou mesmo morra. Desfecho que pode ser evitado com o uso da ENOXAPARINA, droga que tem os nomes comerciais de CLEXANE, VERSA ou CUTENOX. Essa medicação é fornecida pelo SUS, mas está em falta, causando muitos riscos a quem não pode pagar pelo tratamento.

Depois de saber disso, como seguir a vida como se nada estivesse acontecendo? Impossível! Impossível não sentir empatia por essas mães já tão sofridas, porque geralmente já têm um histórico de abortos causados pela doença… A primeira medida foi comprar algumas caixas, mas não seria suficiente para atender toda a demanda. Em seguida, resolvemos lançar uma campanha de arrecadação através do site www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-tvp.

Mas, lembrando do Foco Solidário, projeto que lancei por meio do Instituto Luz Natural para utilizar a fotografia como vetor para a promoção da mudança social, encontrei uma forma de aliar meu trabalho diretamente a esta causa, tão nobre, tão urgente e de uma forma solidária, que possa engajar mais pessoas, para que se sintam participando ativamente desta ação. Todas as gestantes que contratarem miniensaios estarão contribuindo com a campanha porque a verba será revertida para a aquisição do medicamento para ajudar as gestantes que estiverem precisando da droga e que não tenham condições de compra-la com meios próprios. Os miniensaios duram meia hora e são realizados no Studio Andréa Leal, em Casa Forte. Para mais informações e agendamentos, basta entrar em contato conosco. Será um prazer eternizar mais uma linda gravidez e saber que dentro daquela mamãe bate não só dois corações (ou mais), mas batem corações solidários e que se importam com a saúde e a vida de outras gestantes e bebês que também estão vindo ao mundo, mas que para isso estão precisando da nossa ajuda. Se você está grávida ou conhece alguém que esteja, colabore também repassando essa informação.

Para muitos, a fotografia é arte. Pra mim, ela também é uma forma de ressignificar a realidade, um instrumento capaz de contribuir, efetivamente, para uma sociedade mais justa, consciente, crítica e igualitária. Que assim seja!

Um abraço,

Andréa Leal.

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts