Aleitamento, respeito, criação afetiva e o que aprendi com o pediatra Carlos González

Quando imaginei este blog, pensei num espaço de conversa, em que pudéssemos trocar experiências, vivências. A maternidade nos traz muitas dúvidas, medos e uma infinidade de conselhos que muitas vezes acabam nos deixando um pouco confusas e ainda mais inseguras. Mas sempre acreditei que falar do que vivemos e como conseguimos atravessar determinada fase, ajuda sempre a mostrar como fazer as melhor maneira possível, dentro de cada realidade, de todas as peculiaridades da nossa vida e de nossos filhos.

Hoje quero dividir com vocês um pouco do que me ajudou na fase da amamentação. Meus dois filhos nasceram na Espanha. Quando a mais velha nasceu, em 2008, conheci, por meio de um grupo de mães, o pediatra espanhol Carlos González. Valentine tinha uns 2 meses e eu achava que tinha dificuldades na amamentação. Mas, depois de ler o livro dele percebi que não tinha. Ele me mostrou que eu não precisava ser um “estoque” de leite e sim uma “fábrica”, que produz segundo a demanda. Aprendi também que cada bebê tem um ritmo e que uns precisam de mais e outros de menos leite. 

O dr. González defende também o desmame espontâneo. Ele é contra a parada brusca e induzida, que acontece apenas por vontade da mãe e antes que o bebê escolha espontaneamente, o que o pediatra acredita que não deve acontecer antes dos 2 anos de idade, como recomendam a Organização Mundial de Saúde, o UNICEF e a Sociedade Brasileira de Pediatria. Ele defende que o aleitamento não tem apenas o objetivo de nutrir a criança, mas também de oferecer aconchego e segurança e ensina um desmame gradual, que tem como regra básica “não oferecer, não negar’”. A criança só mama quando pede e, gradativamente, vai deixando de pedir porque se sente segura para isso.

No livro “Manual Prático do Aleitamento Materno”, ele fala sobre o que é uma boa “pega”,  bicos artificiais, amamentação de gêmeos, amamentar após a cesárea, mamadas noturnas, choro do bebê, sempre com respostas amorosas e embasadas. É praticamente um guia para as mães amamentarem com prazer e segurança e também para os profissionais de saúde,  para que possam ajudar suas pacientes com eficiência e de maneira mais humanizada.

Mas o livro do dr. González que mais me tocou foi o “Bésame Mucho”. Levo e levarei para sempre comigo algo importantíssimo que aprendi com ele: o princípio de que devemos respeitar o bebê ou a criança como um ser único, como uma pessoa que tem entendimento de tudo o que acontece, mesmo quando ainda não sabe falar. Aprendi que precisamos conversar com eles, até com os recém-nascidos. Respeito isso todos os dias, com meus filhos, com os bebês e crianças que fotografo. Por exemplo, quando vou trocar um bebê, mesmo nos ensaios newborn, peço permissão a ele e vou explicando tudo o que estou fazendo. Afinal, ninguém iria querer que outra pessoa chegasse e começasse a tirar sua roupa do nada, sem razão. Por que nos achamos no direito de fazer isso com o bebê?

Um livro realmente especial que recomendo a todas as mães, pais, a todas as pessoas que convivem com o universo infantil, porque ele nos prova que as crianças precisam da nossa atenção e defende uma educação baseada no amor, no respeito e na liberdade. Um aprendizado que nos orienta também a escolher os profissionais, os médicos, a escola para nossos filhos, que também concordam com esse respeito, esse cuidado. 

Na verdade, deixo pra vocês a dica de pelo menos três dos sete livros de Carlos González: “Bésame Mucho”, “Manual Prático de Aleitamento Materno” e “Meu Filho não Come”. Vale muito aprender com um dos maiores nomes da pediatria na atualidade, um fenômeno editorial com mais de 250 mil cópias vendidas e que viaja o mundo dando palestras em defesa do aleitamento, da criação carregada no afeto e de outros valores importantes que asseguram o desenvolvimento saudável das nossas crianças. Boa leitura!
Um abraço,
Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts