Histórias na Educação Infantil

24/01/2022

Contar histórias tem uma importância indiscutível na formação das crianças. Pesquisas mostram que pessoas que tiverem na infância a experiência de viver esses momentos de colo enquanto ouviam histórias de seus pais ou cuidadores, sempre irão associar a experiência de leitura a esse contato cheio de afeto. A leitura é um elemento fundamental na construção…

Histórias na Educação Infantil

24/01/2022

Contar histórias tem uma importância indiscutível na formação das crianças. Pesquisas mostram que pessoas que tiverem na infância a experiência de viver esses momentos de colo enquanto ouviam histórias de seus pais ou cuidadores, sempre irão associar a experiência de leitura a esse contato cheio de afeto. A leitura é um elemento fundamental na construção…

Eternizando o que o pai nos ensinou

A maternidade me encanta. Por me possibilitar presenciar, acompanhar e registrar com minhas lentes o milagre da vida, “uma mulher preparando outra pessoa”, como diz a canção. Mas confesso que a paternidade sempre foi inspiradora também para minha vida profissional. É muito lindo ver como essas duas figuras: a materna e a paterna, se complementar…

Amamentar é preciso. Doar leite materno é preciso.

Gente, estamos em plena Semana Mundial da Amamentação iniciada ontem, Dia Mundial da Amamentação. Um tema de enorme importância que já tratamos outras vezes aqui no blog. Diferente dos outros anos, eu não gostaria de falar sobre os benefícios do aleitamento materno para o bebê e para a mãe. A Organização Mundial de Saúde (OMS)…

Minha avó é uma peça e merece ser eterna

Hoje é 26 de julho de 2021, Dia dos Avós. Antigamente, quando se retrata a imagem de uma avó vinha sempre a figura estilo Dona Benta, personagem do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Toda criança queria ser neta dela e passar as férias na casa de campo onde aconteciam tantas aventuras, não é mesmo? O tempo…

Bullying: todos precisam de ajuda

Eu gostaria de trazer aqui só boas notícias, temas leves… Mas, pra que a vida tenha um pouco mais de leveza realmente, a gente precisa enfrentar os problemas, nos esforçar para resolvê-los e não varrê-los pra debaixo do tapete. Pois bem, hoje eu gostaria de conversar sobre o bullying. Já ouvi muita gente dizendo que…

Que apenas nossos problemas acabem em uma deliciosa pizza

Eu já tinha um gosto por procurar as datas do calendário e saber seu significado, mas confesso que esse hábito cresceu após a pandemia. Acho que todos nós, um pouco, aprendemos a valorizar ainda mais o dia de hoje, a comemorá-lo, vivê-lo mais intensamente e comemorar. E eu simplesmente adoro tudo isso! Afinal de contas,…

Vacinar é preciso

Julho começou com um lembrete para as famílias:  dia 1º foi comemorado o Dia da BCG, data da criação dessa importante vacina (Bacilo Calmette-Guérin), utilizada na prevenção da tuberculose. Pessoas saudáveis e infectadas podem não apresentar sintomas e, mesmo assim, transmitirem a bactéria. O contágio se dá de uma pessoa para a outra, através de…

Mês de Conscientização sobre a Infertilidade

Infertilidade e Maternidade Ver famílias nascendo, filhos sendo gerados, esperados, crianças nascendo faz parte da face mais linda da minha vida como fotógrafa. Mas acompanhar a trajetória de mães e pais que enfrentam a infertilidade também faz parte. E não é à toa, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada…

O novo aperto de mãos

Você sabe que dia é hoje? 21 de junho é o Dia do Aperto de Mãos, um dos cumprimentos mais antigos da história da humanidade e que nos últimos 16 meses de pandemia praticamente foi banido no mundo inteiro com o objetivo de salvar vidas. Incrível isso, não? Fiquei pensando em tudo isso. O primeiro…

Doação de sangue: a gratidão de salvar vidas

Estamos no Junho Vermelho, um mês dedicado à doação de sangue, já que hoje, dia 14 comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data criada para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras de sangue. Mas como fazer isso na prática e em um momento tão crítico e com…

Teste do pezinho: cuidado que tem pressa

A espera pelo bebê parece ser eterna. A ansiedade para conhecer a carinha do filho, para tê-lo nos braços, faz as semanas parecerem intermináveis. Mas, após o nascimento acontece o oposto: o tempo parece voar! São tantas descobertas, tantas emoções por dia, que a sensação é viver um ano em um mês. O ensaio fotográfico,…

Doutores da Alegria: a alegria que cura tem que continuar

O universo de um hospital, apesar de sabermos que lá vamos encontrar a cura, o tratamento, é um ambiente que dá medo, tensão pra muita gente grande. Imagina para as crianças!? Muitos pacientes que precisam de tratamento contínuo adquirem até a síndrome do jaleco branco, que é como chamamos o trauma associado à figura do…

Adotar é gestar com o coração

“Adoção é quando a criança cresce, não na barriga, mas no coração”. A frase anônima tem um sentido muito especial. O filho adotado começa a ser amado e desejado antes mesmo de se saber da sua existência. Um amor inexplicável que preenche os corações da criança e do adulto de forma avassaladora. Na minha jornada…