Adolescência: viver e recordar

21/09/2020

Acontece com a maioria das famílias: fotografamos a barriga crescendo, o nascimento, primeiros dias, primeiros meses, primeiros anos… até que chega a adolescência. Uma fase linda e muito importante, cheia de descobertas e mudanças. Mas, geralmente com poucas fotos para o álbum de família. O registro agora cabe às selfies, às postagens nas redes sociais……

Adolescência: viver e recordar

21/09/2020

Acontece com a maioria das famílias: fotografamos a barriga crescendo, o nascimento, primeiros dias, primeiros meses, primeiros anos… até que chega a adolescência. Uma fase linda e muito importante, cheia de descobertas e mudanças. Mas, geralmente com poucas fotos para o álbum de família. O registro agora cabe às selfies, às postagens nas redes sociais……

Conversando Com Piangers encerra primeira temporada do programa

Superar desafios, alcançar objetivos, ter a certeza do nosso empenho, sentir a sensação de tarefa cumprida e saber que pudemos ajudar pessoas com nosso trabalho. É com esta mistura de sentimentos que chegamos ao final da primeira temporada do Conversando Com. Um programa que realizamos nos últimos 12 meses pelo IGTV, dando voz a pessoas…

De volta aos ensaios, com todo o cuidado que a vida merece

Depois de nos afastar para seguir as normas de isolamento social e quarentena tão importantes para conter a pandemia da COVID-19, com a diminuição da taxa de contágio e a devida liberação pelos órgãos competentes, estamos preparados para retomar os ensaios fotográficos. Em primeiro lugar, nosso agradecimento a todas as famílias que nos procuraram neste…

Fotografia de parto: o valor do eterno

Como fotógrafa de família, um dos eventos familiares que mais acompanho nestes anos de trabalho é o nascimento. E isso não acontece à toa. Me preparei para essa especialidade. Estudei, li, me capacitei e não paro nunca. Primeiro, sendo mãe. Conseguir saber exatamente o que aquela mulher está sentindo faz toda a diferença nesse processo…

Miguel, vidas negras importam

“Tomara, meu Deus, tomara. Uma nação solidária. Sem preconceito, tomara. Uma nação como nós”. O trecho da música de Alceu Valença parece uma oração. Tão bom que ela ecoasse aqui no Recife, em todo o país, pelo mundo afora. A humanidade vive um dos momentos mais difíceis diante de uma pandemia mortal e, em um…

Um novo olhar sobre as mães encarceradas

Chego ao final de maio com o coração cheio de amor e gratidão. Sensação de desejo realizado, missão cumprida. Como fotógrafa e idealizadora do Instituto Luz Natural, sinto que dou mais um passo na construção da minha tarefa de utilizar a fotografia como um instrumento de mudança social, de valorização, de transformação. Este ano, com…

Pets, carinho a mais na quarentena

Os dias lá fora não estão fáceis. As notícias são tristes, o medo é grande. Mas, olhando para dentro, encontramos a paz de que tanto precisamos para seguir. Ficar em casa nos mostra a dimensão desse universo familiar e o quanto precisamos ser gratos a Deus por tudo. Saber que estamos com saúde é o…

Pela sobrevivência dos indígenas do Brasil

Acreditar que a fotografia pode ser uma ferramenta para mudar, ressignificar, valorizar, homenagear e até mesmo salvar vidas é uma certeza que tenho há muito tempo. E grande parte desse sentimento vem da inspiração em um dos maiores fotógrafos mundiais: o brasileiro Sebastião Salgado. Com sua fotografia, ele expôs ao mundo temas importantes que precisavam…

Mãe, não estamos longe, porque estamos dentro

Ontem vivemos um dia das mães que nunca imaginamos viver um dia. Sem beijos, abraços, casa cheia. E isso foi a maior prova de amor que pudemos dar a nossas mães, avós… O cuidado, o desejo de vê-las e ver a todos com saúde ganhou uma dimensão maior. E foi um dia das mães carregado…

Retratos de Mãe 2020: exposição virtual

Desde 2017, todos os meses de maio me dedico a apresentar um trabalho autoral para retratar a maternidade. Uma maneira minha de homenagear todas as mães do mundo com meu olhar sobre esse amor tão puro, forte, transformador, real. Este ano, esse amor maternal que cuida do outro nos convida a ficarmos em casa para…

Todas as formas de ser mãe são amar

Maio vem chegando e com ele vêm as minhas reflexões sobre a maternidade, esse universo mágico que rodeia a minha vida pessoal e profissional. E me veio à cabeça um ditado judaico que diz: “Deus não pode estar em todos os lugares e por isso fez as mães”. Lindo, não é? E essa frase me…

Respeito e proteção às gestantes, puérperas e recém-nascidos em tempos de Covid-19. Temos todo tempo do mundo para as fotos

Em uma semana, muitas notícias, novas informações sobre o Covid-19, entre elas a de que o Ministério da Saúde colocou as grávidas e puérperas no grupo de risco para o novo coronavírus por estarem mais vulneráveis a infecções. Isso significa redobrar a atenção como forma de precaução, já que algumas puérperas infelizmente faleceram, como foi…

Páscoa em casa por amor a nossa família

Este ano o mundo inteiro viveu uma Páscoa diferente. Certamente sem reunir a família, sem a mesa enorme, sem overdose de ovos de chocolate. Mas, acredito que talvez para muitos o real sentido da Páscoa, que é vida nova, tenha feito mais sentido. Estamos todos experimentando uma situação inusitada e, com certeza, o mundo não…