Sorria!

23/05/2022

Sorria, diz o fotógrafo. Na foto, assim como na vida, o sorriso faz uma diferença enorme. Dizem que o sorriso é a janela da alma e eu acredito nisso. Quando a gente vê alguém sorrindo, faz uma viagem rápida ao seu interior, à criança que mora ali dentro, à pureza de sentimentos… Talvez por isso…

Sorria!

23/05/2022

Sorria, diz o fotógrafo. Na foto, assim como na vida, o sorriso faz uma diferença enorme. Dizem que o sorriso é a janela da alma e eu acredito nisso. Quando a gente vê alguém sorrindo, faz uma viagem rápida ao seu interior, à criança que mora ali dentro, à pureza de sentimentos… Talvez por isso…

O novo aperto de mãos

Você sabe que dia é hoje? 21 de junho é o Dia do Aperto de Mãos, um dos cumprimentos mais antigos da história da humanidade e que nos últimos 16 meses de pandemia praticamente foi banido no mundo inteiro com o objetivo de salvar vidas. Incrível isso, não? Fiquei pensando em tudo isso. O primeiro…

Doação de sangue: a gratidão de salvar vidas

Estamos no Junho Vermelho, um mês dedicado à doação de sangue, já que hoje, dia 14 comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data criada para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras de sangue. Mas como fazer isso na prática e em um momento tão crítico e com…

Teste do pezinho: cuidado que tem pressa

A espera pelo bebê parece ser eterna. A ansiedade para conhecer a carinha do filho, para tê-lo nos braços, faz as semanas parecerem intermináveis. Mas, após o nascimento acontece o oposto: o tempo parece voar! São tantas descobertas, tantas emoções por dia, que a sensação é viver um ano em um mês. O ensaio fotográfico,…

Doutores da Alegria: a alegria que cura tem que continuar

O universo de um hospital, apesar de sabermos que lá vamos encontrar a cura, o tratamento, é um ambiente que dá medo, tensão pra muita gente grande. Imagina para as crianças!? Muitos pacientes que precisam de tratamento contínuo adquirem até a síndrome do jaleco branco, que é como chamamos o trauma associado à figura do…

Adotar é gestar com o coração

“Adoção é quando a criança cresce, não na barriga, mas no coração”. A frase anônima tem um sentido muito especial. O filho adotado começa a ser amado e desejado antes mesmo de se saber da sua existência. Um amor inexplicável que preenche os corações da criança e do adulto de forma avassaladora. Na minha jornada…

O verdadeiro abraço

Em 2004, o australiano Juan Mann, que vivia em Londres, precisou voltar para Sydney, sua cidade natal. Ao chegar no aeroporto, ninguém estava lá para recebê-lo. Foi então que ele decidiu no dia 22 de maio, escrever as palavras “Abraços Grátis” em um papelão e foi até o ponto mais movimentado da cidade. Depois de…

Maio Laranja: denuncie qualquer suspeita de violência sexual contra criança ou adolescente

Hoje eu convido vocês a refletirem e se engajarem à campanha do Maio Laranja. Um mês dedicado ao enfrentamento e à prevenção do abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Uma ação de conscientização de enorme importância porque para combater qualquer problema precisamos, entes de tudo, conhecê-lo para então discutir, denunciar,…

Mãe: a que ama, a que fica

Começou maio, um dos meses mais emocionantes e cheios de significados pra minha vida pessoal e profissional. Um momento especial na minha maternidade, quando vivo os desafios da adolescência, da pandemia, do cuidado com o emocional, com o virtual, com a vida em si… Um dia li um texto atribuído a Bruna Estrela e, nesse…

Sogra, empatia e sororidade

E abril vai se despedindo para receber o mês das mães. Interessante que os últimos dias do mês trazem uma data para festejar outra pessoa importante. Dia 29 de abril é o Dia da Sogra. Uma figura cercada de polêmicas, mencionada em piadas, músicas, programas de humor, mas que tem, na verdade, um lugar muito…

Vidas indígenas importam

Entre as minhas memórias do tempo de criança na escola está o Dia do Índio. Em um dia como hoje, 19 de abril, a gente voltava pra casa com o rosto pintado e um penacho de papelão colorido na cabeça. Vocês também? Fico pensando como a educação antiga foi injusta com os indígenas, como os…

Obstetra: o que está ao lado

Hoje, 12 de abril, é o Dia do Obstetra. Dia do médico que escolheu a obstetrícia,  especialidade que cuida da mulher durante o ciclo gravídico-puerperal, um período que vai desde a pré-concepção, passando pela gestação e pelo parto até o puerpério. Fui pesquisar na essência o significado dessa profissão. A palavra “obstetrícia” vem do verbo…

Fé, vida e solidariedade

Gente, aqui estamos nós de volta após o feriado de Páscoa. Mais uma Páscoa diferente daquelas que costumávamos ter, é verdade. Mas, nesse momento em que celebramos a morte e ressurreição de Jesus, impossível não associar a toda essa fase de pandemia que estamos vivendo. Claro que o sentimento de gratidão por estarmos com vida,…