O valor e o tempo de vida

Depois da gravidez, acredito que a pandemia está sendo o momento em que mais refleti sobre o real valor das coisas, o que queremos fazer nas nossas vidas, para que dedicar nosso tempo, a importância de estar presente na vida de quem amamos e realizar nossos sonhos. Tenho pensando muito nisso, nessas escolhas que muitas vezes fazemos sem refletir, empurrados pela pressa do cotidiano. Penso nas minhas escolhas, nas escolhas dos outros e imagino como tudo sempre pode ser mais leve e mais feliz, se a gente decidir que sim.

E, seguindo nesse pensamento, me deparei com duas frases que têm feito cada vez mais sentido na vida e queria muito compartilhar com vocês. Uma delas, da escritora norte americana Annie Dillard diz: “Como gastamos os nossos dias é, certamente, como gastamos a nossa vida”. E, parece ser complementada pela frase de outro escritor norte americano, Henry David Thoreau, que diz: “O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida que você troca por isso”.

Quantas lições de vida essas duas frases nos trazem! Como eu quero ter vivido minha vida: na correria, em um trabalho que não me realiza, deixando o medo frear minhas vontades? Ou quero realizar sonhos, desfrutar momentos de felicidade com as pessoas que amo, ter coragem para enfrentar desafios, me engajar em um trabalho que me motive?

É urgente aprender a valorizar o que não tem preço, o imaterial, o que não se pode tocar ou comprar.  Encontrar e escolher viver ao lado de pessoas, nos lugares e desempenhando as funções que nos falam ao coração, que nos enchem de sentimentos e sensações como amor, afeto, gratidão, paz. De que vale trocar tudo isso, toda essa quantidade de vida por outra coisa, seja ela o que for?

Assim, fica a certeza, de que estaremos vivendo nossos dias e nossa vida desfrutando o real valor e significado das coisas. Pra encerrar, mais uma frase. Desta vez da artista pernambucana Flaira Ferro: “Que nada nos distraia do amor”.

Um abraço,

Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts