A Dimensão da Presença Paterna, com André Britto, ator e empreendedor

Gente, hoje eu volto a conversar com vocês aqui no blog sobre o ensinamentos incríveis que ganhamos de presente com os bate papos com pessoas queridas em nosso espaço na  Baby Kids Week. Elas transmitiram coisas muito importantes e que merecem ser espalhar ainda mais. Hoje eu conto um pouco pra vocês sobre o que nos ensinou o ator e empreendedor André Britto na nossa conversa sobre A Dimensão da Presença Paterna, com dicas incríveis para papais e mamães também. Pai de Nina e Nara, André não tem dúvidas da importância não só da qualidade do tempo dedicado às filhas mas também da quantidade desse tempo: “Criação requer estrada rodada, horas de voo. Não é só qualidade. É nessa hora em que estamos juntos que a gente descobre temas importantes que precisam ser conversados”.
Para os pais de primeira viagem, André garante que ser pai é uma tarefa muito mais prazerosa que trabalhosa. “Ser pai é uma coisa para a qual eu me programei, mas não tinha a noção do quanto iria ser gratificante”.  Ela enfatiza a dimensão da presença dos filhos na vida dos pais e garante: o retorno é infinitamente maior. Décimo quarto filho, lembra que teve que aprender a se virar desde cedo. Recorda com carinho que, apesar de já ter outros 13 filhos, seu pai, um chef de cozinha, adorava fotografia e fez questão de registrar com muitas fotos a infância dele. Fato que na época não chega a ser tão comum nem no segundo filho das famílias. “Meu pai viveu da arte da culinária e me ensinou a na vida nunca perder o sabor e a elegância. Trago isso comigo. Uso o Instagram como um grande álbum de recordações para rever sempre e estar refletindo sobre esses momentos.” 
Depois de perder 26 kg, ele hoje é corredor e maratonista de 42 km em Paris, mas garante que as maiores medalhas que recebeu foram as feitas pelas filhas na escola para uma homenagem pelo Dia dos Pais. “Foi uma grande conquista, um grande esforço, mas estar mais presente, ter mais qualidade de vida junto com minhas filhas é uma conquista ainda maior”.
Com duas filhas para se dividir, ele resolveu ter momentos a sós com cada uma. Acredita que assim elas conseguem se sentir únicas. “Nesse tempo, a gente pensa junto, ouço o que passa na cabeça de cada uma e elas conseguem falar sobre coisas que estão acontecendo, por exemplo, na escola”. Pra conseguir espaço na agenda e desfrutar desses momentos André ensina: “Assuma o controle do seu tempo. Todo mundo ganha a mesma moeda por dia, que são 24 horas. Conseguir quantidade de tempo , esse é o desafio. É um esforço enorme para ter esse retorno, mas isso depende do que você chama de sucesso. Dinheiro e qualidade de vida são importantes. Quero que minhas filhas sintam orgulho de mim. Passei 25 anos trabalhando pra ganhar dinheiro. Reprogramei minha vida. Busco o equilíbrio pra conquistar tudo isso”, conta o empresário que hoje tem a Liga, empresa de palestras e atua como ator infiltrado nas empresas para entender melhor seu funcionamento e ajudar na solução de problemas.
Uma lição muito importante pra todos nós, pais e mães, que muitas vezes nos deparamos nesse dilema entre o trabalho que nos proporciona uma melhor qualidade de vida pra nossos filhos e o tempo que dedicamos hoje à presença na vida deles. André traz uma frase de autor desconhecido como uma espécie de mantra para conseguir esse equilíbrio: “Você tem aquilo que você foca. Então, foque naquilo que você quer”.
Espero que vocês foquem sempre no amor que liga pais e filhos e vivam esse sentimento em quantidade.
Um abraço,
Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts