Amamentar é preciso. Doar leite materno é preciso.

Gente, estamos em plena Semana Mundial da Amamentação iniciada ontem, Dia Mundial da Amamentação. Um tema de enorme importância que já tratamos outras vezes aqui no blog. Diferente dos outros anos, eu não gostaria de falar sobre os benefícios do aleitamento materno para o bebê e para a mãe.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lembra o ano inteiro que a amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento e que nos primeiros seis meses de vida, o bebê deve ter o aleitamento materno exclusivo, sem a complementação com nenhum alimento.  Além disso, as mulheres ganham mais proteção contra o câncer de mama e de ovários.

Todas essas informações são importantes, claro, mas este ano um assunto relacionado a este tema bateu mais forte no meu coração. Em junho passado, um pai movimentou as redes sociais para cumprir o desejo da esposa de que o filho do casal fosse alimentado exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida.  Adrielly Santana, de 33 anos, morreu no dia 2 de junho deixando o filho Théo com apenas 1 mês de vida. A campanha iniciada pelo marido, Moisés Santana, foi tanta que outros recém nascidos também foram beneficiados, apesar de todos os obstáculos trazidos pela pandemia.

A comoção gerada pelo caso chamou atenção para um drama enorme vivido por tantas outras famílias. No Imip, local de referência para o tratamento de grávidas e puérperas infectadas com o novo coronavírus em Pernambuco, prematuros extremos, órfãos que perderam suas mães para a Covid-19 ou que estavam hospitalizados na UTI neonatal infectados pelo vírus também lutavam pela vida e precisavam de leite humano para vencer essa batalha.

Por isso, gente, hoje mais que nunca meu recado para as mães que estão em fase de amamentação é: além de alimentarem seus filhos, alimentem os filhos de outras mães que não podem fazê-lo.

Lembrando que, antes de fazer a retirada do leite, a mulher deve proteger a cabeça com um lenço, usar máscara e higienizar as mãos antes. O leite precisa ser armazenado em potes de vidro com a tampa de plástico que devem ser higienizados com água fervente por 15 minutos. Um motorista do IMIP recolhe as doações em casa, bastando ligar para o (81) 2122-4719.

Um abraço,

Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts