Ano Novo Chinês

Depois de um período desafiador como 2020, o ano de 2021 chegou cheio de significados e esperança. Para os chineses, um ano que vai começar no dia 12 de fevereiro, próxima sexta-feira, quando no Brasil acontece a sexta-feira da semana pré-carnavalesca.

Diferente do calendário ocidental, que é organizado pelo movimento de translação da Terra e, por isso, tem um ano de 365 dias, o calendário chinês é organizado de acordo com as fases da Lua e a posição do Sol. Portanto, o ano novo chinês começa quando acontece a primeira lua nova.

Segundo a tradição chinesa, Buda convocou os animais para uma reunião, mas apenas 12 atenderam ao seu chamado e foram reconhecidos como símbolos da astrologia. A posição dos animais teria sido definida de acordo com a ordem do encontro com Buda: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco. De acordo com a crença, os animais também recebem a influência dos cinco elementos fundamentais do Universo: metal, madeira, água, fogo e terra.

2021 será simbolizado pelo Boi ou Búfalo de Metal. E sabem o que isso significa? Um ano de trabalho árduo, superação e sucesso fruto de muita disciplina, perseverança e dedicação. Que lição! Exatamente o que estamos vivendo e esperamos viver este ano. E, que tal começar no carnaval? Neste carnaval atípico em que precisamos comemorar o fato de estarmos vivos, mas em casa, sem aglomerações ou festas, para que mais pessoas possam festejar suas vidas. Disciplina para alcançar a vitória de termos um ano com saúde para a humanidade.

Sempre considerei o povo chinês extremamente sábio e resiliente e, acredito que o ensinamento deste ano não acontece por acaso. Ah! E querem saber uma curiosidade? Como nós brasileiros, os chineses também têm superstições para receber um novo ciclo: nada de falar sobre o passado. Apenas sobre o futuro. Nada de expressões negativas ou palavrões. Para atrair a bons fluidos, eles usam flores de ameixa (que simbolizam coragem e esperança) e o narciso, que simboliza boa sorte e prosperidade. Eles também evitam se aproximar de facas ou tesouras, porque acreditam que elas podem “cortar” a boa sorte e evitam lavar os cabelos para não perder as boas energias para o ano que se inicia.

Então, um ano novo cheio de disciplina, superação, trabalho e sucesso para todos nós!

Um abraço,

Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts