Domingo de respeito à mulher

Oi, gente, semana começando, o ano chegando ao fim e hoje eu venho conversar com vocês sobre dois eventos lindos que o Studio Andréa Leal fez questão de participar neste domingo. Pode não parecer à primeira vista, mas são dois encontros que têm muita relação com a defesa dos direitos das mulheres, apesar de dizerem respeito a áreas diferentes. Eu estou falando do PicNic Obstare, promovido pelo querido obstetra Thiago Saraiva que, defende que a mulher seja ouvida e respeitada sobre a maneira que quer dar à luz seu filho e sobre a Caminhada pelo Fim as Violência contra a Mulher, realizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, um grupo de voluntariado sem bandeira de partido político e que reúne mais de 35 mil mulheres cadastradas e espalhadas no mundo para defender as causas da mulher.

Incrível como estamos chegando em 2020 e a mulher ainda é desrespeitada, vítima de violência, preconceito, desigualdade, machismo, feminicídio, violência obstétrica, cesárias desnecessárias…

Em 2018, o Brasil teve aproximadamente 55% dos partos realizados por cesariana. Quando se observa apenas a rede privada, foram quase 85%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável uma taxa de até 15%. No picnic Obstare, centenas se reuniram no Casarão Toyolex, na Avenida Rui Barbosa, nas Graças, para celebrar mais um ano de muito amor pela obstetrícia e respeito à mulher, com o direito de ter um parto normal humanizado, da maneira como ela deseja ter.

Já na caminhada, que começou no Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem e foi até o posto policial do Pina, as mulheres se vestiram de laranja, é a cor adotada pela ONU para sinalizar os 16 dias de ativismo de combate à violência contra a Mulher no mundo todo. Todas unidas para dar um basta numa triste estatística brasileira: a cada 2 horas, uma mulher é morta e a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no país. Um evento que reuniu pessoas de todos os gêneros, chamando a atenção da sociedade para um problema que diz respeito a todos nós.

Que minha fotografia ajude a lembrar que não apenas esse domingo passado, mas todos os dias são de respeito à mulher.

Um abraço,

Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts