Estar presente é o melhor presente

O que você vai querer de Natal? Crianças e até adultos pensam, de imediato, em bens materiais: “uma bicicleta!”, “uma boneca!”, “um relógio”, respondem, às vezes de supetão. O gesto de presentear com objetos nesta época do ano está tão naturalizada que, muitas vezes, não abre espaço para uma reflexão por parte de quem dá ou recebe.

Há tanto a dar e receber! Tantos gestos, sentimentos importantes, às vezes mudanças de comportamento, na maneira como tratamos as pessoas, no tempo dedicado a elas… Tanta coisa que não se acha em prateleiras, mas que pode estar em um cantinho “empoeirado” dentro da gente, esperando apenas esse desejo nosso, ou do outro ser explícito para se tornar real, presente.

É sempre momento de parar e pensar. No Natal, mais ainda. Que tal este ano mudar um pouquinho ou completar a pergunta: o que você quer DE MIM de Natal? O que EU posso fazer pra te deixar mais feliz? O que eu não devo fazer porque te deixa triste? E também vale devolver a pergunta: o que você acha que pode fazer por mim, que me deixa mais feliz?

Com olhos nos olhos, as respostas vão surpreender, emocionar e mostrar o que realmente desejamos e precisamos ter: o amor ! Os presentes são lembranças maravilhosas, com certeza. Quem esquece da primeira bicicleta, da boneca que fala? Eles têm seu espaço, mas jamais irão substituir a presença. Um brinquedo pouco vale se não brinca junto com a criança. Por mais agitada e atribulada que a vida tenha se tornado, a participação efetiva dos pais, da família na vida dos filhos não deixou de ser importante e necessária. O apoio e o acompanhamento são essenciais em todas as fases e são alicerce para a formação de pessoas confiantes, seguras, tranquilas, felizes. Afinal de contas, não é essa a mais importante herança que pretendemos deixar?

Para o Natal e para todo o resto do ano, podemos presentear a nossos filhos e nos presentear também, otimizando o tempo de convivência, o diálogo, estimulando a aproximação, a confiança, a cumplicidade.

Então, vou repetir a pergunta: o que você quer no Natal? O que você vai dar no Natal?

Um abraço,

Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts