Estar presente em família 

Minha família é tudo pra mim: meu Norte, de onde vim e pra onde vou. Elas vêm na frente de tudo. À minha família agradeço pelo que sou como pessoa e pelo que sou como profissional. Foi fotografando meus filhos que me interessei pela fotografia, descobri meu dom, minha vocação. Mergulhei, me envolvi, investi, cresci. Dei uma guinada de 360º e, com eles ao meu lado, sei que tenho bagagem para fazer o mesmo quantas vezes quiser.

Acho que não sou a única. Em minha trajetória tenho tido a alegria de conhecer famílias incríveis, dedicadas, apaixonadas por suas crianças. Mas todos nós passamos pelos mesmos desafios diariamente: manter essa ligação, estar emocionalmente presente na vida de nossos filhos, pais, esposos, esposas, irmãos… A rotina, a agenda cheia, a tecnologia, não ajudam nessa tarefa tão importante, mas a gente se esforça.

Hoje queria compartilhar com vocês uma vivência que eu e minha família tivemos e que foi muito importante pra gente. Fomos convidados pelo Espaço Evolute para participar da 2ª Experiência Evolute – Estar presente em família. No meio da semana, uma parada para nos voltar para o que nos é mais caro, mais importante: nós mesmos, nossa família, hoje, agora. Um presente parar um pouco para nos conectar mais, serenar a mente, respirar com mais consciência. Todos nós amamos! As crianças então, nem se fala! Fizeram o potinho da calma, fizemos todos juntos várias dinâmicas para nos ajudar a ter mais tranquilidade, autocontrole, confiança, curiosidade, paciência e para lidar melhor com nossas emoções.

Foram momentos de muita emoção! Como na atividade sobre conversa empática, escuta, atenção, validação dos sentimentos do outro. Bom ver como o outro se sente quando a gente não está 100% ali.  Sem falar na experiência de nos levar a enxergar nossos filhos novamente como se fosse aquela primeira vez, na hora do parto! No final, ainda fomos surpreendidos por recadinhos que nossos filhos deixaram na lousa sobre como se sentiram ali. Valeu cada instante e, tenho certeza, eles estão fazendo diferença no nosso dia-a-dia e sendo reforçados em casa.

Às vezes, por mais que a gente se sinta presente na vida dos filhos, é preciso dar uma pausa em tudo mesmo e revalidar nossos sentimentos, nossa conexão. Gratidão à terapeuta ocupacional Amanda Almeida, à psicóloga Eduarda Almeida e à Eduarda Morais, terapeuta Tethahealing e Mindfulness pelo momento incrível que vivemos em família.

Uma experiência que recomendo a todas as famílias. Divido com vocês o poema de Mario Quintana que recebemos no cartãozinho da Evolute. Uma lição pra todos nós, sempre:

Da Felicidade

Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!”

Vamos enxergar a felicidade que está pertinho de nós!

Um abraço, 

Andréa Leal.

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts