Fotografar: a certeza de estar no caminho certo

Hoje volto ao blog e ao estúdio depois de passar a semana em São Paulo, participando da Fotografar 2019, feira e congresso promovidos pela Fhox e que abordaram todos os aspectos da fotografia de casamento, família, newborn, com forte foco em negócios e empreendedorismo, sem abandonar a criatividade. Volto renovada em conhecer o que há de mais novo no mercado em termos de produtos e serviços, em conhecer pessoas, como elas estão trabalhando, suas ideias e o que está sendo feito em todo o Brasil. Uma troca muito boa.

Além desse network que acho tão importante, principalmente num país grande como o nosso, voltei com uma sensação maravilhosa de estar percorrendo o caminho certo. Em todas as conversas, palestras com tanta gente interessante e renomada, uma informação foi unânime: a de que temos que nos diferenciar pelo serviço que prestamos e não pelo preço. Eu sempre acreditei nisso. Meu trabalho tem um custo alto porque oferece uma experiência diferenciada. O que eu proporciono está além de um simples ensaio fotográfico e tem um cuidado especial e personalizado até a maneira como o produto chega a cada família. É muito bom perceber que esse trabalho cuidadoso, pensado nos mínimos detalhes, é valorizado e apontado como essencial por quem mais entende do assunto.

Uma dica que repasso também aos colegas que não puderam comparecer: se conheça, reconheça quem você é. Porque a diferença entre uma fotografia e outra é a sua identidade. Entenda porque você está nesse mercado, onde você está inserido, conheça o mercado, onde quer chegar e em que setor quer investir. A partir dessas certezas, tudo fica mais claro e chegar ao destino é algo certo. Claro, sempre investindo em coisas que nos inspiram e nos motivam a crescer. Por isso é tão importante essa constante atualização.

Entre as capacitações oferecidas no congresso, pra mim o destaque foi o curso com a fotógrafa francesa Deborah Cacciola. No segmento desde 2009, ela é autodidata e vem chamando atenção por conta de seu trabalho na fotografia newborn, atuando em Orleans, cidade localizada no norte-centro da França, cerca de 120 km ao sul de Paris. Fotografando gestantes, recém-nascidos e famílias, a fotógrafa abriu mercado em uma região onde não existiam tantas profissionais atuando. Hoje, esse é um dos segmentos mais competitivos em várias partes da Europa.

Fascinada pelos recém-nascidos, ela enfatiza que questões como segurança e posicionamento são fundamentais em seu trabalho. Muito simpática, ela diz que gosta de capturar a preciosidade dos primeiros momentos da vida e que cada sessão é um desafio, cada recém-nascido é diferente e que é motivada a criar as melhores imagens possíveis a cada clique. Seguindo um estilo mais clean, Deborah usa cores e adereços simples e, ao mesmo tempo, sofisticados. Os destaques em suas fotos sempre são os bebês. Assim como outras fotógrafas referências pelo mundo, ela trabalha unindo os recém-nascidos com as mães, irmãos e pais. Algo acertado que amplia a atuação como fotógrafa de família.

Mais uma lição pra todos nós: executar nosso trabalho com responsabilidade, seriedade e encarar os desafios por acreditar no que amamos fazer, seguindo nossa vocação e o que está no nosso coração. Vamos ao trabalho e que venham mais gestantes, bebês, crianças e famílias lindas para fotografar e presentear com uma experiência única e marcante em suas vidas.

Um abraço,

Andréa Leal.

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts