Making of da Exposição Retratos de Mãe

O tempo não para. Março nem terminou, mas aqui no estúdio já estamos vivendo o mês de maio intensamente. Rs . Eu explico: na semana passada, realizamos os ensaios fotográficos das 12 mães que serão personagens do projeto Retratos de Mãe 2019. E eu tenho uma surpresa pra vocês: este ano temos como curadora da exposição a querida Carol Levy. Depois de retratar tantos momentos importantes nas vidas de mães e filhos como a gravidez, o nascimento, os primeiros anos, os aniversários, resolvi me lançar ao desafio de eternizar um momento muito lindo, aquela hora mágica em que uma mãe lê histórias para seu filho, ou canta uma canção para acalentá-lo. Um instante de conexão, empatia que mereceriam durar pra sempre. E isso só é possível em três lugares: no coração, na nossa mente e na fotografia. E, modéstia à parte, acho que a foto facilita esse caminho e faz a gente voltar no tempo na hora que quiser.

Pensando nisso, eu não poderia convidar ninguém melhor que Carol Levy, que encanta tantas mães e filhos com suas músicas e histórias, para reunir mães que tiveram a vida especialmente tocada pelas histórias que ela conta e conta. E assim foi feito. A partir dessa escolha cuidadosa e carinhosa de Carol, em dois dias reunimos essas 12 mulheres e seus filhos, que compartilharam com a gente como foi essa doce e transformadora experiência. Relatos que falaram de superação, de coragem, de medos, de dificuldades e principalmente de amor. Impossível conter as lágrimas e as risadas com  histórias tão reais e tão próximas da realidade de todas nós, mães.

E uma outra novidade do projeto este ano é a participação linda e o trabalho delicado da artista plástica Luciana Maia, fazendo intervenções nas minhas fotografias, capazes de transportar cada família para o cenário mágico de seus contos preferidos. Foram dias de grande emoção e realização. Tive a alegria e a honra de, com as minhas lentes, registrar a magia desse encontro. Além das fotos, vocês terão a oportunidade de conferir também os relatos, transformados em vídeos editados pela Virtual Recife Produções e que serão mostrados na exposição, por meio de um aplicativo de realidade aumentada. Espero que vocês se encantem tanto quanto eu com esse trabalho feito a tantas mãos e com tanto amor. Já estou ansiosa pra mostrar. Depois eu conto mais. Chega, maio!

Um abraço,

Andréa Leal.

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts