Infertilidade e Maternidade
Ver famílias nascendo, filhos sendo gerados, esperados, crianças nascendo faz parte da face mais linda da minha vida como fotógrafa. Mas acompanhar a trajetória de mães e pais que enfrentam a infertilidade também faz parte. E não é à toa, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada cinco casais tem problemas para engravidar, precisando de ajuda especializada. Nem sempre a gravidez não ocorre por causa da mulher. As causas estão distribuídas igualmente entre homens e mulheres (por volta de 35% cada), além de um percentual referente à infertilidade sem causa aparente.
Resolvi falar do assunto porque junho é o mês de conscientização sobre a infertilidade e para dizer que já acompanhei lindas histórias de final feliz: com filhos sendo gerados na barriga de forma natural, de forma estimulada, via inseminação, fertilização in vitro, e gerados no coração, por meio da adoção. Todas regadas de amor, fé, afeto e união e isso é o que realmente importa.
Mas, para informar os casais que estão passando pelo momento da descoberta ou suspeita da infertilidade, é importe enfatizar que isso não deve ser motivo para desistir do sonho de ter um filho, por isso o mês de junho é tão importante para conscientização a respeito dessa doença, que em muitos casos tem cura, principalmente por meio dos avanços da medicina reprodutiva, que hoje é entendida como um tratamento de saúde.
Se o seu sonho é ser mãe ou pai, saiba que existem vários caminhos que levam a isso. Escolha o seu e sejam muito felizes. Família é mesmo um presente dos céus, mas a ciência e a justiça estão aqui para ajudar.
Um abraço,
Andréa Leal