Mudanças climáticas: o que podemos fazer?

No meio de todo esse momento turbulento que o mundo inteiro vive, a gente se pergunta: qual a parcela de responsabilidade temos por tudo isso? O que estamos fazendo com o planeta, com o meio ambiente, com os animais, com a vida dos seres humanos? Certamente, o crescimento desordenado das cidades, a falta de cuidado com a saúde da humanidade, o desrespeito à natureza tem trazido sérias consequências e cobrado preços muito altos.

Amanhã, 16 de março, é o Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas. Uma data criada para chama a atenção da população para essa questão e também para a necessidade de ações que reduzam esses efeitos danosos sobre a Terra.

O aumento da emissão de gases de efeito estufa é a principal causa do aquecimento global e das mudanças no clima, causadas pela ação humana com o desmatamento e a queima de combustíveis fósseis para geração de energia.

Essa degradação ambiental traz perdas para a biodiversidade, o desgaste dos recursos naturais, a elevação do nível do mar, o derretimento de geleiras, a intensificação de tempestades, dos períodos chuvosos e de secas. Fenômenos que afetam a vida de todos nós.

Todos os anos sentimos o verão mais intenso e é verdade: os cientistas comprovaram o aumento de 0,8 graus a temperatura média da Terra nos últimos anos e indicam que ela aumentar até 1,5 graus, se as ações de combate às emissões não forem suficientes.

É preciso parar de só reclamar do calor, perceber a natureza como parte importante do nosso cotidiano e mudar nosso comportamento. Na natureza, tudo está interligado. Então, que tal cuidar mais das árvores ao nosso redor? Plantar, preservar… No campo ou na cidade elas são extremamente importantes para um ar mais limpo, para a produção de água mais pura e em quantidade, para a manutenção de um ambiente equilibrado, a produção de alimentos, o habitat de várias espécies de animais, a manutenção e regulação do clima, entre outros elementos fundamentais para a vida de todos.

Eu, você, todos nós podemos fazer a nossa parte. Como? Utilizando os recursos naturais com responsabilidade; fazendo melhores escolhas ao consumir bens, produtos e serviços (consumir com consciência e apoiar iniciativas que respeitam o meio ambiente), dando prioridade a atividades que reduzam a emissão de gases de efeito estufa como caminhar, andar de bicicleta ao invés de usar o carro para tudo, reduzir o consumo de energia elétrica, utilizar outras formas de captação, como energia solar e eólica. Gestos importantes para colaborar na busca pela solução de um problema que é nosso, que afeta a todos e que só nós podemos resolver.

Um abraço,

Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts