Obstetra: o que está ao lado

Hoje, 12 de abril, é o Dia do Obstetra. Dia do médico que escolheu a obstetrícia,  especialidade que cuida da mulher durante o ciclo gravídico-puerperal, um período que vai desde a pré-concepção, passando pela gestação e pelo parto até o puerpério.

Fui pesquisar na essência o significado dessa profissão. A palavra “obstetrícia” vem do verbo em latim “obstare”, que significa “estar ao lado”. Uma maneira linda de traduzir a importância deste profissional de saúde que acompanha tão de perto o surgimento da vida, o desenvolvimento do feto, o trabalho de parto, o nascimento…. Uma missão que exige presença, paciência, entrega, empatia.

Definitivamente, não é para todos. Estar de prontidão para aguardar o momento do parto normal, estar preparado para as surpresas da gestação, atender às dúvidas, medos, anseios das mamães de primeira viagem são tarefas que exigem uma dose extra de dedicação.

Acompanhando tantos partos como fotógrafa e também com o olhar de doula, a cada nova experiência só aumenta minha admiração a esses profissionais. Quanta diferença para a mãe e para o bebê estar nas mãos de alguém de confiança! O nascimento do nosso filho é uma experiência única e escolher com cuidado quem vai nos amparar nessa hora é algo essencial.

Confiança, cuidado, respeito, experiência, segurança, tranquilidade. É tudo isso que vejo em um bom obstetra. A estas pessoas que escolheram estar ao lado, toda nossa gratidão.

Um abraço,

Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts