Orgulho de Bianka Carvalho, nosso Troféu Mulher Imprensa!

Gente, estou muito orgulhosa do tema do nosso blog de hoje: a pernambucana Bianka Carvalho, que tive a honra de fotografar, ganhou o Troféu Mulher Imprensa na categoria repórter de TV. O prêmio tradicional valoriza e reconhece o trabalho de mulheres dentro e fora das redações brasileiras em 15 categorias. O resultado da votação popular marcou o dia internacional para a eliminação da violência contra a mulher. A entrega será realizada em um evento híbrido que será transmitido no dia 10 de dezembro, dia dos Direitos Humanos. A única premiação jornalística do Brasil dedicada exclusivamente ao público feminino, tem contribuído para os debates sobre os direitos da mulher e os desafios no exercício da profissão.

Em 2018, tive a alegria de conhecer Bianka mais de perto. Considerada uma das melhores repórteres de televisão de Pernambuco e agora também do Brasil, ela carrega uma maneira peculiar de se relacionar com seus entrevistados. Um jeito carinhoso, íntimo, direto. Fala a língua da comunidade, se refere às pessoas por “minha linda”, “meu querido”, de forma espontânea e verdadeira. Diferente de boa parte dos profissionais de comunicação, faz questão absoluta de manter seu sotaque, sua maneira de falar, carregada de expressões nordestinas. Verdade e empatia são sinônimos do seu trabalho. Ama o que faz e gosta de estar no meio do povo, falar de sua realidade, chegar a seu coração. Famosa, de grande carisma, já recebeu convites para ser apresentar telejornais, mas sempre preferiu continuar se alimentando da troca, nas ruas.

Por tudo isso, Bianka Carvalho foi inspiração para um projeto de empoderamento pessoal e profissional por meio da fotografia. Resolvi usar a sensibilidade aguçada para encontrar a essência das pessoas para produzir fotos de perfis profissionais ou de redes sociais.

Depois de me especializar na técnica do retrato com Evandro Veiga, considerado um dos maiores retratistas do Brasil, fotografei cinco personalidades do Recife em seus ambientes de trabalho. Bianka, claro, escolheu ser clicada exatamente onde estada: no meio da rua, no Pátio da Igreja do Carmo, centro do Recife. Também quis ser fotografada como estava: sem nenhuma maquiagem ou look especial, com seu microfone na mão, cercada de gente em um dos locais mais movimentados da cidade. Autêntica! E ficou linda!

A ela, além dos meus parabéns, minha gratidão por ter registrado um pouco do seu talento, carisma, profissionalismo com minhas lentes e na minha retina. Uma honra poder eternizar um momento de exercício desta profissão, que é desempenhada com tanta competência.

Um abraço,

Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts