Os pais e os superpoderes que ganham com amor

O mês é deles: os papais! Figura tão importante na vida dos filhos! A gente quer homenagear a todos que entenderam e assumiram esse compromisso de participação, afeto, cuidado e também estimular aqueles que ainda não acordaram para esse lindo presente da vida: a paternidade, experiência transformadora e carregada de amor. Com todo o carinho, para todos os pais e famílias, nosso muito obrigado segue em forma de um projeto lindo, o “Meu Pai, Meu Herói”, que acontece pelo segundo ano consecutivo e se transforma em uma exposição gratuita, desta vez na Livraria da Praça de Casa Forte, no Recife, de 10 a 31 de agosto. 

Durante minha vida e na minha trajetória como fotógrafa de família, sempre percebi e admirei os olhares encantados dos pais pelos seus filhos mas, principalmente, os olhares que os filhos lançam para seus pais. Acredito de verdade que existe um momento na vida do filho, principalmente quando criança, em que ele vê o pai como um verdadeiro herói. Uma figura que protege dos perigos, encoraja a desafiar seus medos, atende aos seus chamados de emergência, salva o seu mundo.

Aos olhos dos filhos eles são fortes, invencíveis, capazes de salvá-los dos perigos… Mas na verdade, são homens comuns, cheio de medos, incertezas, que se enchem de força para fazer o seu papel da melhor maneira possível. Por isso, a ideia de retratar esse amor que transforma esse homem igual a todos os outros em um verdadeiro herói, que lhe dá “superpoderes” como paciência, fé, onipresença, que faz com que ele queira ser sempre melhor para ser exemplo, que  faz esquecer o egoísmo para olhar primeiro para o filho, que o faz reorganizar a agenda, as prioridades,  a vida, para priorizar sua função de pai, a presença ao lado dos filhos nos momentos bons e ruins. 
O projeto faz parte de minhas ações no Instituto Luz Natural, que traz afotografia como instrumento de valorização e mudança social. Com a curadoria do jornalista Fernando Alvarenga, pai e criador do blog “Pai de Verdade”, fotografei 14 pais para mostrar os “poderes” que eles adquiriram com a paternidade assumida e vivenciada no dia a dia. A ideia é estimular outros homens a repensarem sua participação na criação dos filhos, a amorosidade, o cuidado, a quantidade e a qualidade do tempo dedicado, os limites que ele pode ultrapassar em nome deste sentimento.

Os personagens, cada um a sua maneira,  têm uma história para contar de como conseguiram reinventar seu papel de pai e de que maneira encontraram o seu modo de viver a paternidade de forma plena e feliz. São relatos emocionantes, cheios de revelações, superação, quebra de tabus e preconceitos em nome de um sentimento indestrutível que, este sim, confere superpoderes a qualquer um. Todos esses depoimentos poderão ser vistos durante a visita à exposição que traz 
acessibilidade e interação. Por meio um aplicativo de realidade aumentada baixado no celular, diante de cada retrato, o visitante assistirá a um vídeo com o testemunho do próprio personagem, contando sua trajetória.
A abertura da mostra acontece nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, às 16h, durante um chá para convidados, como a imprensa, os personagens e suas famílias. Em seguida, a partir das 18h, a festa continua com uma apresentação de chorinho, com Beto do Bandolim. 

Espero todos vocês, de 10 a 31 de agosto, na Livraria da Praça de Casa Forte, na Praça de Casa Forte, 454, Casa Forte.

A todos os pais e, de maneira muito especial, aos pais heróis, meus parabéns!

Um abraço, 
Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts