Palestra na Fhox on the Road sobre o Mercado da Fotografia de Família

Hoje eu venho conversar com vocês sobre a palestra que dei na semana passada durante o Fhox om The Road Recife, evento de fotografia realizado no Mar Hotel Conventions, nos dias 12 e 13 de setembro. Fiquei muito feliz com o reconhecimento e convite para participar no primeiro dia falando sobre O Mercado da Fotografia de Família e no dia seguinte no debate sobre Fotografia Newborn. Nessas conversas contei um pouco da minha trajetória e do cuidado que tenho em proporcionar às famílias uma experiência segura e inesquecível, nos mínimos detalhes. Conto aqui pra vocês também.
A fotografia é uma profissão maravilhosa, é emoção, arte, sensibilidade, mas também é  prática, técnica, estudo, investimento. É realização, mas também é um grande investimento. Nesse mercado amplo, a fotografia de recém-nascidos ganha cada vez mais e mais espaço. Apoiado no afeto e na emoção, este gênero fotográfico também precisa de uma grande dose de “razão”, de técnica, preparo e responsabilidade. É de importância primordial a forma como a prática é realizada, levando em consideração a fragilidade dos “modelos”, a preocupação com a saúde e o bem-estar de seres tão delicados. 
Descobri o  amor pela fotografia ao registar meus filhos. Em 2013 comecei a fotografar profissionalmente e abri minha empresa. Em 2015 abri meu primeiro estúdio e em 2017 inaugurei minha nova casa, um espaço bem mais planejado e com toda a tecnologia e suporte necessários para que eu desempenhe meu trabalho da melhor maneira possível. Ao escolher a marca do meu trabalho e as peças que fariam parte de minha identidade visual, pensamos em proporcionar uma experiência sensorial e criar mais uma memória olfativa, gustativa, tátil e visual para as famílias. E eu, que sempre achei importante que minha fotografia falasse por mim, desejei também que minha marca representasse todas as emoções e todo o cuidado e carinho com que desempenho meu trabalho. A inspiração veio do anis estrelado e da canela, especiarias utilizadas para chás que bebês e mamães comumente utilizam nesta fase de adaptação e descobertas, quando são formados os vínculos que nos marcam para toda a vida. E a felicidade foi tamanha ao perceber que o desenho da canela também nos remete ao formato de um feto e de um coração. É tudo pura emoção! Tudo o que queremos proporcionar e eternizar.

Durante todo esse processo tínhamos uma certeza: que a marca e os produtos agregados falassem por si sós e realmente me representassem, fazendo com que as famílias levassem para seus lares toda a experiência vivida no estúdio e que essas sensações e emoções pudessem ser revividas em detalhes repletos de emoção. Para isso, investimos em uma equipe de profissionais gabaritados que explicam melhor que eu, a trajetória deste trabalho cuidadoso do qual tanto me orgulho:

O desenvolvimento da identidade visual partiu com o estudo de dois elementos, o anis estrelado e a canela em casca. O anis estrelado foi escolhido pela estética extremamente orgânica, pelos tons de marrom que ele tem e também porque é muito utilizado para chás para recém-nascidos. Já a canela em casca, também muito comum, tem uma semelhança muito grande com o coração e com o bebê dentro do ventre da mãe. A lata, que é um produto muito usado para embalagem de chá, é usada também para embalar, revestir os álbuns fotográficos da nossa linha, tudo idealizado pelo designer Hayaks Winter, que também desenvolveu um projeto de design de superfície que resultou em duas estampas utilizadas na decoração do estúdio.

Para criar uma memória olfativa para nossos clientes, partimos também para um estudo de desenvolvimento de um aroma próprio para a marca, que tivesse as notas do anis, da canela, mas também que fossem saudáveis para o ambiente de um recém-nascido. Depois de inúmeros testes, chegamos a uma composição de notas de anis, canela, litsea e lavanda que, juntas assinam a identidade olfativa da Andréa Leal Fotografia, assinada pela perfumista gaúcha Adiene Fernandes, proprietária da empresa de marketing olfativo Airco que, por meio de um trabalho artesanal, desenvolve fragrâncias para ambientes diversos, como eventos, restaurantes, lojas e residências.

Além das embalagens em lata lindamente fabricadas por Luciano Souza, da Viacolor,  laboratório fotográfico profissional com serviço de encadernadora de livros fotográficos de alto padrão e durabilidade, foram produzidos inicialmente dois mimos para as famílias: uma caneca de chá em cerâmica e um aromatizador exclusivos com a essência da marca, produzidos manualmente. Como forma de representar o fazer manual, artesanal, exclusivo, os timbrados da marca foram produzidos em papel reciclável, num compromisso também com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Enfim, acredito que meu papel é eternizar momentos e quero fazer isso da maneira mais carinhosa e completa possível, para que ao rever o retrato, aquela família acesse o perfume, o aconchego e todo o amor que está por trás daquela fotografia.
É o que espero sempre conseguir.
Um abraço,
Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts