Professor do brincar

Ontem, quando muitas crianças possivelmente comemoraram seus aniversários comemorava-se também o Dia do Recreador. Uma figura tão importante, mas nem sempre valorizada como merece. Como fotógrafa de família, em tantas festas de aniversário que tive o prazer de registrar, o recreador sempre me chamou atenção pela alegria que gera no ambiente, pelo riso fácil que arranca de crianças e adultos, me ajudando a flagrar momentos de felicidade que espero que fiquem guardados para sempre naquelas fotografias. Quando volto para o estúdio e vou tratar as imagens, muitas vezes me pego também sorrindo, de tão contagiante que aqueles sorrisos são.

Tudo isso me fez refletir sobre a importância deste profissional e a importância da brincadeira, dos jogos na infância. A diversão, o perder e o ganhar ajudam a trabalhar a resistência à frustração, o equilíbrio emocional, a desenvolver o raciocínio, a atenção, a imaginação e criatividade. À medida em que as brincadeiras trazem novas linguagem, elas ajudam a criança a pensar a realidade de forma criativa.

Não é à toa que para os psicólogos, o brincar desempenha um papel igualmente importante na socialização da criança, fazendo com que ela aprenda a partilhar, a cooperar, a comunicar e a relacionar-se, desenvolvendo a noção de respeito por si e pelo outro, a sua autoimagem e autoestima. Um facilitador, um professor da brincadeira, o recreador merece toda nossa homenagem e gratidão.

Um abraço,

Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts