Projetos Terrários – plantando solidariedade e responsabilidade social

Gente, tem uma notícia que eu estou louca pra compartilhar logo com vocês. Tem uma música que diz “Fica sempre um pouco de perfume nas mãos de quem oferece rosas”. E foi exatamente o que aconteceu conosco. No final do ano encomendamos terrários com uma miniatura do Pequeno Príncipe para presentear algumas pessoas. A repercussão foi tão grande, esse mimo singelo foi recebido com tanto carinho, que resolvemos que esse gesto não poderia parar por ali. E não parou. É com muita alegria que anunciamos em primeira mão dois projetos que o Stúdio Andréa Leal, por meio do Instituto Luz Natural e a empresa Terrários Recife está trazendo este ano: as oficinas de terrários e o Terrário Solidário. Os projetos serão lançados com um evento gratuito, aberto ao público, que será realizado no Econúcleo do Parque da Jaqueira, no sábado 09 de fevereiro de 2019, das 9h às 12h. Vocês são nossos convidados especiais!

Além de anunciar os projetos, vamos oferecer nossa primeira oficina. A proposta é fazer com que as pessoas e especialmente nossas crianças valorizem o meio ambiente, defendam o verde, entendam e aproveitem os benefícios da integração com a natureza. A oficina O evento tem essa ideia integradora de contato com o verde, que proporciona uma nova perspectiva de qualidade de vida, com o equilíbrio entre corpo, mente e espírito e que pode ser favorecida pela natureza. Diante do cotidiano cheio de pressa e tecnologia, a proposta é parar para ter essa conexão, que pode se transformar num hobby apaixonante e em uma forma de expressar e compartilhar novos sentimentos, experiências e possibilidades.

Ministrada pelo arquiteto Victor Polesky, a oficina vai mostrar a história, a evolução e os tipos  de terrários, ensinar na prática os participantes a produzirem seu próprio terrário e a conhecerem mais sobre essas criações que carregam sentimentos, lembranças e essência viva em compartimentos singulares e que estão ganhando espaços cada vez maiores e se tornando mais próximas dos brasileiros. A atividade, de educação ambiental, vai mostrar ainda como funciona o ecossistema do terrário e o ciclo da água e do carbono presentes naquele ambiente. A oficina vai trazer também as possibilidades de personalizar os terrários, com a inclusão de objetos pessoais e de adicionar a técnica da água artificial, ou os lagos artificiais, que dão ainda mais naturalidade aos ambientes. Na proposta de “faça você mesmo”, a atividade vai proporcionar novas experiências para as pessoas, mostrando outros conceitos associados à natureza e as diversidades de plantas que podem ser usadas no processo de criação (como cactos, pequenos musgos, fitonias, suculentas, entre outras).

Essas oficinas serão realizadas em várias outras oportunidades, sempre com apoio de um influenciador digital parceiro e em locais diferentes, como a Livraria da Praça de Casa Forte, que já abriu espaço para o evento no mês de março. As próximas oficinas serão pagas e a verba será revertida para o Instituto Luz Natural, que irá repassar, por ano, a duas instituições. A primeira ONG a ser beneficiada será o Círculo do Coração, que este ano completa 25 anos cuidando de crianças carentes cardiopatas e suas famílias.

A outra parte do projeto são os Terrários Solidários, que também terão sua renda revertida para o instituto e repassadas para as instituições. Pessoas físicas e também empresas poderão adquirir caixas com o kit para produção do terrário com a temática do Pequeno Príncipe. Contendo a frase “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, de Antoine de Saint-Exupéry, o kit traz o vidro do terrário, a planta, uma colher, areia, cascalho, pedras, uma miniatura do Pequeno Príncipe e um manual de instruções. Tudo para curtir montando em casa, no estilo Faça Você Mesmo, dando a sua cara. Tudo focado na corrente de pensamento intitulada biofilia e que traz novo aspecto fundamental à vida moderna, relacionado a um estilo de vida natural, em que a natureza e o verde se tornam essenciais e um elemento forte na ambientação, na decoração e no convívio das pessoas.  O kit será vendido na web e por meio da venda corporativa. Um mimo especial, que com certeza fará tanto sucesso quanto o nosso e que agrega um valor social importante.

Essa é a nossa ideia. Trazer essa bandeira de também nos sentirmos responsáveis por cuidar da natureza, uns dos outros, de nós mesmos, da nossa natureza.

Conto com todos vocês nessa nova jornada cheia de beleza, amor à natureza e ao próximo.

Um abraço,

Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts