Recordação de Papel

Recordar é mesmo viver. Por isso defendo tanto o registro dos nossos momentos especiais por meio da fotografia e também a impressão das fotos, como todos fazíamos antigamente. Revirando gavetas, álbuns, ganhei por esses dias um verdadeiro presente. Encontrei uma foto antiga, da minha infância, tirada em pleno carnaval! Eu e minhas duas irmãs vestindo fantasias de papel, feitas em jornal, uma a uma, pela nossa mãe. Que emoção!

Lembrei exatamente deste dia, da alegria em vestir as peças, da festinha de carnaval do Colégio Rosa dos Ventos, onde estudávamos. Uma escola maravilhosa, comandada por um dos irmãos da família Madureira e que desde sempre incentivava a cultura pernambucana, nossas tradições. Quanta coisa boa para lembrar! 

E porque não, reviver? Passados tantos anos, posso refazer esse momento mágico em outro papel: o de mãe, e fazer para e com os meus dois filhos, fantasias de papel para o carnaval e, claro, registrar essa nossa realização. Porque tradição, aprendi desde cedo, em casa e na escola, a gente deve cultivar, divulgar, enaltecer. 

Por isso, também, faço a vocês um convite especial para aproveitar a folga do carnaval, ou mesmo as horas livres e o final de semana que antecedem a festa e experimentarem essa sensação, confeccionando fantasias ou máscaras de papel. Não importa se a fantasia é de pirata, princesa, havaiana, índio, ou um personagem inventado, o que vale é soltar a imaginação. Afinal de contas, carnaval é mesmo época de soltar a criatividade pra gente ser o que quiser, nem que seja enquanto veste a fantasia. Um traje que não vai ser sofisticado, pode até rasgar rápido, mas que, com certeza, vai durar para sempre na sua memória e na memória de seus filhos. Essa deve ser a verdadeira magia do carnaval: o poder de nos trazer alegria, descontração, leveza.

O desafio está feito. Quem quiser compartilhar com a gente suas criações, será um prazer incrível. Deixe seu comentário ao final do texto no blog e, se possível, mande as fotos das crianças fantasiadas também! Será uma alegria participar um pouco do carnaval, da vida, da memória de todos vocês! Papel, tesoura e câmera nas mãos, que a festa tá só começando. 

E ontem teve o lindo e tradicional Bailinho Fantasia de Papel do Clube Português, promovido pelo site Corujices da querida Cláudia Bettini. Quem foi pra festa comentar e mostrar a folia pra gente também.

Ah! E não esqueçam de revelar essa imagem linda de vocês para que seus filhos um dia, como eu, revirando suas coisas, encontrem esse presente que você preparou com tanto carinho e amor para eles, para sempre. Para todos vocês, um amor de carnaval! 

Um abraço,

Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts