Retrospectiva. E o que você fez?

“So, this is Christmas. And what have you done?” Nove anos antes de eu nascer, John Lennon compôs “Happy Xmas (War Is Over)”, lançada um ano depois, em 1971. Gravada com um grande coral de crianças do Harlem Community Choir e escrita como uma canção de protesto sobre a Guerra do Vietnã, ela tornou-se umas das mais famosas músicas de Natal do mundo, sendo regravada em várias línguas. A letra é baseada em uma campanha que Lennon e Yoko Ono organizaram no final de 1969. O casal alugou vários outdoors em 12 cidades espalhadas pelo mundo (New York, Los Angeles, Toronto, Roma, Atenas, Amsterdam, Berlin, Paris, Londres, Tóquio, Hong Kong e Helsinque) para colar cartazes com a frase: “War is over! (If You Want It)”.
 
O fato é que pra mim, como para muitas pessoas, quando se aproxima o Natal, o final do ano, essa pergunta chega junto a uma sensação quase inevitável: a necessidade de fazer um balanço do que aconteceu, do que foi vivido, realizado, do que ainda ficou no campo dos sonhos mas, por isso mesmo, merece ser lembrado pra fazer acontecer. Nessa fase “retrô”, tenho muito a agradecer. A tantas famílias que abriram as portas de suas casas, de seus momentos mais íntimos e sublimes como os do nascimento de um filho, do cuidado com a cria recém-nascida, das festas em família… Que honra, que orgulho em poder estar presente e registrar nas minhas lentes e também na minha retina e no meu coração. De verdade, muito obrigada! Este é o meu trabalho e minha vida.


Mas a pergunta continua latente, para cobrar o que cada um de nós construiu pelo mundo, pelos outros, para promover um pouco de paz, no mais amplo sentido da palavra. Foram muitas retrospectivas realizadas na minha trajetória. Em 2012 comecei a me interessar profissionalmente pela fotografia, em 2013 abri minha empresa, em 2015 montei o studio, em 2017 inauguramos a nova casa. E posso dizer sem dúvidas que este ano, a resposta vem com uma enorme satisfação. Eu fiz! Fizemos! Este ano, acho que me sinto um pouquinho como Lennon e Yoko, plantando uma pequena semente, usando a imagem, a minha fotografia, para espalhar as bandeiras que defendo, as lutas nas quais acredito verdadeiramente: a defesa da amamentação, do parto natural e humanizado, a presença mais efetiva dos pais na vida dos filhos, o respeito às crianças especiais… E como isso fez diferença na minha vida e na de tanta gente!

Retratei crianças que aprenderam desde cedo a lutar pela vida com respeito à infância e toda a alegria possível. O projeto “Toda Criança é Especial” nasceu para mostrar que, independente das dificuldades enfrentadas, toda criança é especial e única e está aqui para ser cuidada e ser feliz. Meninos e meninas com microcefalia, autismo, Down e outras síndromes nos deram uma prova inesquecível do que é a felicidade. 

No projeto “Meu Pai meu Herói” fotografei 11 pais em momentos especiais com seus filhos para falar da importância da figura paterna e defender uma maior participação masculina no cotidiano das crianças e adolescentes. Pai homoafetivo, com dificuldades de locomoção, deficiência visual e adotivo mostraram como essa presença faz diferença em suas vidas. Uma lição transformada em exposição no Shopping Plaza, em Casa Forte.

O projeto “Luz Natural” retratou partos normais ou naturais realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital da Mulher do Recife para conscientizar e valorizar o parto natural e humanizado, além de mudar a visão sobre a assistência dentro de um hospital público. Imagens que documentaram o amor e a dor ao dar a luz, capazes de desmistificar um conceito ainda presente na sociedade.

Para fazer crescer essa maneira afetiva de fotografar, também inauguramos a Associação Nordestina de Fotógrafos de Família, com sede no Recife. Com a missão de presidir a entidade, acho que estamos caminhando para observar a legalidade, condições das melhores práticas, da capacitação e do cuidado, especialmente na categoria newborn, nossos preciosos e delicados presentes. 

Muito foi feito e muito há a fazer. Vamos juntos fazer mais e mais! Espero continuar contando com a ajuda de todos vocês.
Então,
“A very Merry Christmas
And a happy New Year
Let’s hope it’s a good one
Without any fear”

Um abraço,
Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts