Setembro Amarelo: aguçar o olhar para quem sofre e ajudar a enxergar as cores da vida

Quando pensamos em setembro, algo que nos vem à cabeça é a chegada da primavera. Um pensamento florido, colorido, feliz… Mas o mês de setembro também é época de lembrar de algo não tão colorido, mas muito importante: a prevenção ao suicídio. A campanha Setembro Amarelo acontece como forma de nos fazer enxergar os sinais de atenção, de alerta para esse risco, geralmente associado à depressão.

Um assunto ainda considerado tabu e que, talvez por isso mesmo, ainda seja motivo de tanta tristeza e dor. É preciso falar sobre o assunto, perder o medo de abordar um tema difícil. Minha vida profissional é cercada de vida: gestação, nascimento, aniversários… Mas acredito que todos nós, independente da nossa profissão, temos o dever de chamar atenção a nosso modo para as formas de enfrentar esse fantasma que faz tantas pessoas, inclusive cada vez mais jovens, a desistirem de viver.

Por isso, neste primeiro blog de setembro, em pleno feriado, convido cada um de vocês a aproveitar o dia de folga para aguçar o olhar para quem sofre, a ser um bom ouvinte, escutar quem passa por problemas, ser ombro, ser apoio, estar atento.

Com a pandemia não podemos estar tão próximos e o isolamento contribuiu negativamente par desfechos ruins. Mas a gente pode e deve telefonar, deixar um livro, uma fatia de bolo, fazer chamadas de vídeo, se colocar a disposição, mostrar que sempre há um caminho a seguir.

Que neste setembro, a gente possa florir e fazer com que o outro tenha pensamentos bons e uma vida com mais cor e felicidade.

Um abraço,

Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts