Sogra, empatia e sororidade

E abril vai se despedindo para receber o mês das mães. Interessante que os últimos dias do mês trazem uma data para festejar outra pessoa importante. Dia 29 de abril é o Dia da Sogra. Uma figura cercada de polêmicas, mencionada em piadas, músicas, programas de humor, mas que tem, na verdade, um lugar muito especial.

“Gosto da Rosa Branca por ser linda Flor.

Gosto da minha Sogra por ser Mãe do meu Amor”.

Esse versinho inocente traduz um pouco o que acho dessa relação. Como mãe, sinto que a mulher que gerou e criou a pessoa que eu escolhi para ter uma família, tem muito a trocar comigo. Quanta sabedoria, quantas experiências, vivências podem ser compartilhadas se cada uma respeitar o espaço da outra?

Acho que o exercício da empatia e da sororidade é um desafio importante e revelador para essa relação. Minha sogra um dia esteve no meu papel e eu, em breve, estarei desempenhando o papel dela. Como não aproveitar essa experiência tão rica?

Nos ensaios de família, tenho tido algumas experiências lindas. É muito gratificante ver quando acontece essa união, essa cumplicidade! Faço questão de captar com minhas lentes. Sinto que muitas vezes, o nascimento do filho/neto é um elo importante nessa construção.

Então, que nós, sogras e sogras, possamos olhar com respeito e amor umas para as outras e encontrar mais afinidades que divergências, crescendo como pessoas e como mulheres!

Um abraço,

Andréa Leal.

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts