Tratamento de Imagens

Você tem um diamante bruto nas mãos. Mas para se transformar em uma joia, precisa ser lapidado. Da mesma forma acontece com a fotografia. Editar é tirar o que não é precioso, é conhecer todo o material que você fotografou e decidir o que será usado, e com que finalidade. Basicamente, é o que o módulo “Biblioteca” do Lightroom faz, marcando as fotos por cores, estrelas, etc.

O tratamento, por sua vez, é lapidar, dar forma, fazer o melhoramento da imagem, que, no fluxo digital, geralmente começa com um arquivo raw no modo “Revelação” do Lightroom e pode se estender a retoques mais finos no Photoshop.

Mas, a fase do “garimpo” é a mais importante. Você precisa encontrar a preciosidade. De nada adianta saber as melhores técnicas de retoque se a foto escolhida para ser tratada não tiver potencial para se transformar numa imagem ainda mais incrível. Por mais bem feito que seja, todo tratamento passa por uma etapa destrutiva, onde a foto perde suas informações originais. Se você começar com uma imagem sub ou superexposta, sem foco, nitidez ou com uma iluminação ruim, seu resultado não será o melhor justamente porque a imagem também não é. Tenha isso em mente e terá um joia nas mãos para revelar ao mundo.

Um abraço,

Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts