Um alerta à prematuridade

Eu sei que hoje é feriado, dia de estarmos curtindo o descanso em família, mas no nosso encontro de todas as segundas aqui no blog eu não poderia deixar de falar sobre um assunto tão importante: a prematuridade!

Em tantos anos, acompanhando gestações e partos, pude presenciar essa questão de perto, sempre na expectativa para que o bebê se desenvolva de forma saudável, deixando a família aliviada e feliz.

Na próxima quarta-feira, 17 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade. Uma data criada para chamar a atenção para um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo.

No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou a 6 prematuros a cada 10 minutos. Mais de 12% dos nascimentos no país acontecem antes da gestação completar 37 semanas, o dobro do índice de países europeus.

Além do baixo peso, um bebê prematuro pode precisar de cuidados especiais na UTI, o que aumenta em três vezes o risco de morte e sequelas futuras para sua vida adulta.

Por isso os futuros papais e mamães devem ficar atentos, acompanhar com cuidado a gestação nos exames do pré-natal e seguir as orientações médicas. Assim, aos primeiros sinais de risco de nascimento antecipado, todas as providências podem ser tomadas para evitar que isso aconteça ou para, preparar melhor o bebê para este momento.

Afinal de contas, o nascimento do filho é o momento mais esperado de nossas vidas e que ele aconteça cercado de alegrias e tranquilidade.

Um abraço,

Andréa Leal.

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts