Um ano novo pra enxergar com o coração

Último dia do ano, última segunda-feira, último post do blog em 2018. Quanta coisa boa vivemos e compartilhamos aqui! A hora é de agradecer por tudo e por todas as histórias que fomos capazes de contar por meio da fotografia e também aqui, nesse espaço de troca com vocês. Cada gestante, cada recém-nascido, bebê, criança, cada família que conheci ou reencontrei este ano tem um local especial guardado nessa retrospectiva. De seu modo, cada um tem uma imagem eternizada não só nas fotos, mas na minha retina, no meu olhar, no meu coração. Os momentos que vivemos juntos me trazem uma conexão inexplicável que só consigo traduzir pela foto. Uma sensação de pertencer àquele instante que está guardado para sempre na impressão e na memória afetiva. A todos meu muito obrigada!

 

Este ano vivemos emoções incríveis também com os projetos socais do Instituto Luz Natural, que me fizeram crescer como pessoa e como profissional. No projeto Retratos de Mãe, conhecemos as histórias de mulheres incríveis, personagens reais da jornalista Sílvia Bessa, que foram exemplo de superação e amor e que viveram e vivem a maternidade de forma plena, forte, arrebatadora. Ensaios que se transformaram em exposição com curadoria da fotógrafa Simone Silvério e que ficou em cartaz no Recife e em São Paulo.

 

Tivemos também a oportunidade de lançar o projeto de empoderamento por meio da foto de perfil pessoal e profissional e de personalidades que admiramos e que são espelho, exemplo para tantas pessoas. Entre esses modelos tão ilustres quanto queridos, esteve a jornalista e apresentadora Graça Araújo que poucos meses depois, infelizmente, nos deixou. Com tristeza e emoção, o registro que fizemos no nosso encontro tão feliz foi utilizado para ilustrar a homenagem póstuma distribuída na missa em sua memória.  Uma honra fazer esta última homenagem a uma figura tão carismática, competente, guerreira, compromissada. Um momento em que tivemos, de uma maneira muito forte e intensa, a dimensão sobre a importância de viver cada momento intensamente, de eternizá-lo na nossa vida, no nosso coração, de agradecer e dizer ao outro como ele nos inspira e faz diferença na nossa vida.

No projeto Meu Pai, meu Herói, lembramos a importância da presença paterna e mostramos pais que participam ativamente da vida, da criação dos filhos, que fazem a diferença na vida deles. Um trabalho que teve a curadoria do jornalista Fernando Alvarenga, do blog Só Sendo Pai. Mais uma vez, os ensaios se transformaram em uma exposição emocionante.

Em outubro, no projeto Toda Criança é Especial, conhecemos e demos visibilidade à luta de crianças portadoras de doenças raras elencadas pela  neuropediatra Vanessa Van der Linden que travam na justiça batalhas pelo financiamento do tratamento caríssimo, que se posicionam contra o preconceito e por oportunidades. Reunimos parceiros incríveis e realizamos um evento para festejar a vida dessas crianças e enaltecer sua beleza, seus valores. Um ensaio e um desfile foram os pontos altos da festa, carregada de emoção e motivos para sorrir. Fomos presenteados por uma apresentação de balé sobre cadeira de rodas de Maria Luiza, de 10 anos; pela força e pela fé de Laíssa Poliana, de 12 anos, que se tornou símbolo da luta dos pacientes com Amiotrofia Espinhal (AME) ao discursar na Comissão de Direitos Humanos do Senado; com o sorriso e abraço de cada um. 

 

Ao longo do ano fomos conhecendo histórias, pessoas e nos envolvendo. Foi assim também com o encontro com a Dra Sandra Mattos, médica chefe da Unidade de Cardiologia Materno Fetal, no Hospital Português e que há 24 anos coordena a ONG Círculo do Coração, que cuida de crianças cardiopatas carentes e suas famílias. Mais um trabalho social que acolhemos e tivemos a oportunidade de acompanhar em algumas ações e campanhas que serão realizadas também em 2019.

 

Porque a gente entende que o essencial é invisível aos olhos, mas é captado com detalhes por quem vê com o coração. E é ao lado de pessoas assim, como você, que passamos o ano de 2018 e que esperamos viver o ano que se inicia, com muitos projetos novos prontos para sair do papel.

 

Que em 2019, a gente enxergue ainda mais nítido, também com nossos olhos e lentes, o que é essencial. Desejo a você um ano novo repleto de momentos especiais para eternizar.

Um abraço,
Andréa Leal.

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts