Um instante para sempre

Poucas canções são mais singelas e amorosas que uma canção de ninar. Cada um carrega na memória o som da voz da mãe, do pai, da avó entoando uma música que, por mais que a gente cresça, tem o poder de nos acalmar a alma, acalentar o sono e os sonhos. Um gesto que atravessa gerações e fortalece o vínculo, transmite segurança e afeto. Uma sabedoria que a ciência comprovou a eficácia no desenvolvimento físico e emocional. Pra mim, a música sempre foi um desses caminhos que levam direto ao coração. E, em cada gravidez dos meus filhos, canções especiais me marcaram e são eternas lembranças deste momento que a cada dia ganha mais espaço em minha vida. Canções que acalentaram o sonho da maternidade, que cantei para niná-los ainda bebês e que fazem parte da nossa história de amor.

Hoje, a canção bate novamente à minha porta para marcar a gestação, o nascimento e o crescimento do meu trabalho como fotógrafa. “Um instante para sempre”, composta por Juliano Ribeiro e interpretada por Tábata Almeida, nina esse meu sonho que se tornou real e que concretizo todos os dias, a cada nova criança, a cada família que tenho a honra de registrar com meu olhar e minhas lentes. Vou contar pra vocês a história dessa música que me representa com tanta delicadeza.

Como na vida nada acontece por acaso, em 2017 tive o prazer de fotografar o músico, tecladista, compositor, publicitário e empreendedor Juliano Ribeiro para o projeto “Meu Pai meu Herói”, ao lado de seus dois filhos. As fotos se transformaram em uma exposição e na ocasião, descobrimos que tínhamos muito mais em comum. Me emocionei ao saber que Juliano havia composto uma música para uma família que eu também havia fotografado. Uma família especial que vivia o nascimento do terceiro filho após perder o primeiro bebê, anencéfalo. A pedido da mãe, ele fez uma música como se a letra tivesse sido composta pelo primogênito para homenagear o pai e toda a sua família. Impossível não se emocionar.

A partir daí, conheci mais e me encantei com o projeto “A Música da Sua Vida”. Como eu me proponho a fazer, eternizando os momentos por meio da fotografia, Juliano eterniza momentos com canções emocionantes. Músicas que, assim como as fotos, contam uma história real, com personagens reais e que vão ficar pra sempre guardadas na vida dessas pessoas. Descobri também que, como eu, após o nascimento dos filhos, sua vida profissional ganhou novos rumos, novas cores, novos objetivos. Após a chegada do primeiro filho, em 2014, ele percebeu que ninar uma criança é um exercício diário de composição, como ele mesmo explica. “Melodias, letras e novas histórias todos os dias, naquele momento tão especial de entrega e carinho. Comecei a gravar essas melodias, alguns pedaços de letras e histórias que poderiam virar outra coisa maior. Entendi na prática que a composição, como qualquer outra tarefa que demanda criatividade, precisa de exercício e continuidade. Passei a transferir para o papel – e para o computador – esses momentos e, a partir de então, pensar em como fazer disso uma profissão, um “trabalho” de entrega e paixão que me da um prazer enorme. Quando lancei esse projeto, meu primeiro filho tinha feito um ano. Eu não era um compositor ávido, não escrevia compulsivamente. Mas, quando me coloquei à disposição das pessoas, pude ver a capacidade que tinha de me reinventar, foi uma descoberta de mim mesmo. É muito importante essa conexão. É um pedacinho meu que vai e fica na vida dessas pessoas pra sempre”.

E eu, concordo plenamente. Estava mesmo escrito. Nossos caminhos tinham que se cruzar. Minha história também foi eternizada em forma de canção. Hoje, tenho a alegria em apresentar a vocês o resultado desse trabalho, cujo autor sabe melhor explicar: “‘Um Instante para Sempre’  faz uma conexão com esse trabalho de entrega de Andréa. Temos uma intercessão muito bonita dos nossos trabalhos. O trabalho dela não é apenas da tecnologia, mas da empatia de se colocar diante daquela família. Ela revisita a vida dela a cada sessão. Ela entrega a vida dela como fotógrafa e a música pretende mostrar todo esse sentimento que ela passa ao fotografar, a emoção que ela sente ao receber os bebês, as famílias”.

Para interpretar uma mensagem tão singela foi escolhida a voz de Thábata Almeida, um talento promissor de 16 anos, participante da 1ª edição do programa The Voice Kids Brasil, que pretende se especializar em teatro musical, já tendo participado de musicais como Shrek e Aladim. Thábata também falou um pouco pra gente sobre sua participação: “Quando eu canto, tenho que interpretar a letra da melhor forma, transcrever isso para um sentimento que eu tenha. A letra da música me fez acessar essa parte mais sentimental entre mãe, pai e filhos e tentei canalizar. Acho que ficou muito bom”.

Espero que, como eu, vocês também gostem e se emocionem com nossa canção e que possam acessar esses sentimentos de acalanto, cuidado, proteção, carinho presentes em toda linda canção que embala nossos sonhos. O clip foi produzido pela Virtual Recife e pode ser acessado pelo nosso Instagram em uma versão resumida de um minuto e, no nosso canal do Youtube, na versão completa, com 1’50” de duração, vocês podem conferir aqui https://www.youtube.com/watch?v=HLUSoKOEPdg.

Com vocês, um instante para sempre! A letra, você confere aqui:

Um instante para sempre

Juliano Ribeiro

Um instante pra lembrar
Tanto amor que existe ali
O mistério na espera
Ao tocar se descobrir

Meu papel de observar
Com carinho perceber
A beleza do momento
Doar, me envolver

Os encontros, olhares intensos
Tão naturalmente penso
Que bom estar aqui

A fotografia feita pra sentir
Um instante para sempre
Amor num presente sem fim

Um abraço,
Andréa Leal.

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts