Um novo olhar sobre as mães encarceradas

Chego ao final de maio com o coração cheio de amor e gratidão. Sensação de desejo realizado, missão cumprida. Como fotógrafa e idealizadora do Instituto Luz Natural, sinto que dou mais um passo na construção da minha tarefa de utilizar a fotografia como um instrumento de mudança social, de valorização, de transformação.

Este ano, com o projeto Retratos de Mãe, o desafio foi grande: fazer com que a sociedade se dispa do olhar preconceituoso para as mães encarceradas. Fotografei nove grávidas ou com filhos bebês ou recém-nascidos que cumpriam pena na Colônia Penal Feminina, no Recife. Sabemos que a grande maioria está aprisionada por conta do envolvimento dos companheiros com o mundo do crime, mas não quisemos saber os motivos pelos quais elas estavam ali. Nosso objetivo era fazer com que elas próprias e as outras pessoas enxergassem os motivos para saírem dali, para terem uma vida nova. E alguns dos grandes motivos são o amor, a maternidade, o novo ser que elas geraram. Apostamos na força dessa relação como uma mola para a ressocialização, para a reinserção na vida em sociedade de forma digna e feliz.

A exposição, que este ano precisou acontecer de forma virtual por conta da pandemia, não termina com o mês de maio. Ela fica permanente no nosso site https://retratosdemae.andrealealfotografia.com/ , para que mais pessoas possam ter essa experiência e mudar o seu olhar, com mais empatia, solidariedade, afeto.

Nestes primeiros dias de exibição online, comemoramos o importante apoio da imprensa, que nos ajuda a fazer com que mais pessoas sejam tocadas pelo trabalho. Além das matérias no Diário de Pernambuco, no blog do colunista João Alberto e no Caderno de Cultura do Jornal do Commercio, tivemos a oportunidade de falar sobre a exposição para os alunos de fotografia da Universidade Católica de Pernambuco e hoje, às 19h, vamos participar de uma live no canal da Revista Werner.

Que esse novo olhar se espalhe, toque os corações e faça a diferença na vida da sociedade e, especialmente, na vida de cada mãe encarcerada. Ao final dos trabalhos, recebemos a grata informação da Secretaria Estadual de Ressocialização (Seres) de que todas nossas fotografadas receberam alvará de soltura e estão em casa, com seus filhos. Cumprida sua dívida com a justiça, que vivam uma nova vida, cercada de amor e paz.

Um abraço,

Andréa Leal.

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2020/05/exposicao-online-retrata-a-maternidade-de-mulheres-encarceradas.html

http://www.joaoalberto.com/2020/05/20/exposicao-retratos-de-mae-apresenta-historias-de-maes-encarceradas/

https://www.instagram.com/p/CAndL8zDmn1/?utm_source=ig_web_copy_link

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts