Voluntariado faz bem ao coração

Na sexta-feira passada, 28 de agosto, comemoramos uma data muito especial: o dia nacional do voluntariado, uma data instituída no Brasil há 35 anos. E, quando falo em trabalho voluntário, me lembro imediatamente desta história que vou contar: há 25 anos, depois de voltar ao Brasil inspirada pelo trabalho voluntário de mães de crianças cardiopatas no Hospital John Radcliffe da Universidade de Oxford, onde atuou em Londres, a cardiologista Sandra Mattos reuniu uma equipe médica e técnica para criar a ONG Círculo do Coração. O objetivo era mudar a realidade da criança cardiopata no Nordeste, trabalhando como voluntários desta causa, no combate à mortalidade infantil e neonatal causadas pelas cardiopatias congênitas.

Além de cardio pediatras, o trabalho reuniu enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, todos voluntários e interessados em contribuir para oferecer um atendimento multidisciplinar de qualidade e gratuito aos pacientes carentes, fetos, bebês, crianças e adolescentes.

Reconhecida, a iniciativa foi convidada pelo governo da Paraíba para atuar naquele estado com o objetivo de conter a alta taxa de mortalidade causada pelas cardiopatias. Após sete anos de convênio, as metas não só foram cumpridas como superadas, graças a criação da Rede de Cardiologia Pediátrica (RCP), ao serviço de telemedicina, ao trabalho de busca ativa por crianças cardiopatas em localidades de difícil acesso, mutirões de cirurgias e capacitação de profissionais de saúde locais para darem continuidade aos serviços. Um trabalho premiado nacional e internacionalmente com um legado de centenas de vidas salvas.

Conheci o Círculo do Coração quando a ONG realizava uma campanha para reformar e inaugurar a CASA DO CORAÇÂO, um imóvel cedido pela Dra. Sandra Mattos para realizar o atendimento ambulatorial diário, com exames e consultas gratuitas. Impossível não admirar, não querer apoiar, dar a minha contribuição.

Desde então, tenho compartilhado o meu dom com esta causa tão nobre, de amor e proteção à infância, que é foco também do meu trabalho. Me tornei uma voluntária do Círculo: através do registro fotográfico das ações da ONG faço pequena minha parte para colaborar, para que mais pessoas conheçam o Círculo do Coração, se envolvam e encontrem a sua forma de fazer parte. Faz um bem enorme também ao nosso coração!!!

Na nossa conversa de hoje, é esse o convite que tenho a fazer.  Encontre a sua forma de ajudar, ADOTE UM CORAÇÃO! Dentistas, psicólogos, nutricionistas, endocrinologistas, neurologistas, terapeutas ocupacionais ou profissionais de qualquer outra área de saúde podem atender, em seu consultório, um ou quantos pacientes desejar, pelo período que estabelecer. Advogados ou assistentes sociais podem auxiliar no tocante à defesa de direitos das crianças e suas famílias. Cada um pode contribuir do seu jeito e ainda trazendo ideias, projetos, parcerias.

Você também pode participar fazendo doações em dinheiro pra manter a Casa do Coração, com depósitos em uma das contas da ONG ou por meio do QRCode que vamos disponibilizar aqui:

Contas do Circulo:

Banco 237 –  Bradesco. Ag. 1058

Conta Corrente: 032957-6

Banco 748 – Sicredi.

Ag. 2203

Conta Corrente: 10.125-7

Banco 104 – Caixa Econômica Federal.

Ag. 2348

Conta Corrente: 03000626-5

Banco 001 – Banco do Brasil.

Ag. 4118-1

Conta Corrente: 28.459-9

Cnpj: 00.286.731-0001/45

Mais informações pelo WhatsApp (81) 98129-8136.

Um abraço,

Andréa Leal

andrealealfotografia

Eu sou Andréa Leal, e sempre achei importante que a minha fotografia falasse por mim.

Deixe um Comentário





Últimos Posts